Sábado, 10 de Dezembro de 2022
19°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Oportunidades Concursos

Dedicação é o único caminho para aprovação em concursos

Suspensos no período mais intenso da pandemia, editais voltaram a ser publicados

26/08/2022 às 16h04
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Jornal Super Notícia
Compartilhe:
Isadora Roversi, de 22 anos, está há algum tempo se preparando para conseguir uma vaga na Polícia Civil de Minas
Isadora Roversi, de 22 anos, está há algum tempo se preparando para conseguir uma vaga na Polícia Civil de Minas
Estabilidade, bom salário e muitos benefícios. Quem não quer um emprego com essas características? O caminho para conseguir é ter disciplina pra enfrentar anos de muita dedicação, abrir mão de vários prazeres e superar outros milhares de candidatos.
 
Apesar dos 127 processos com inscrições abertas no Brasil, sendo que 19 deles são em Minas Gerais – dados atualizados até terça-feira (23) – e 26.409 vagas disponíveis para diferentes escolaridades e Estados e com salários que chegam a R$ 30.404,40, passar em um concurso não é uma tarefa simples. 
 
As seleções ficaram paralisados no período mais intenso da pandemia, mas, com o afrouxamento do isolamento, os editais voltaram a ser publicados. Coordenador pedagógico do Mega Concursos, Marcelo Cury explica que a crise financeira fez com que as pessoas tivessem menos tempo e dinheiro para seguir o caminho de concurseiro. “Antes as pessoas faziam vários concursos até passar em um. Agora, elas estão escolhendo mais. É um investimento alto, e às vezes a sobrevivência é a prioridade”, acrescenta.
 
Ainda assim, a estabilidade e o bom salário atraem muitas pessoas. Uma delas é Isadora Roversi, de 22 anos, moradora de BH. Estudante de direito, ela está há algum tempo se preparando para conseguir uma vaga na Polícia Civil de Minas. “A gente vive num país muito instável. Vejo como um estilo de vida mais fácil, mais certo, contar com uma remuneração todo quinto dia útil”, opina Isadora.
 
Há quase dois anos, a jovem concilia as atividades da graduação com os estudos diários, durante uma média de seis horas, direcionados ao concurso. Ela admite que a disciplina quase falha em alguns momentos: “Dá vontade (de desistir), mas é um processo que exige muito estudo, paciência e uma base muito sólida. Então tem hora que a gente se desespera, mas volta e continua”.
 
Insistência pra ‘dar a volta por cima’
 
Concurseiro há oito anos, Mário Lucas Miguel, de 25 anos, tem se dedicado aos treinos e estudos para conquistar uma vaga no Corpo de Bombeiros. Professor de ciências em Mateus Leme, na região metropolitana de BH, ele chegou a se classificar em um processo seletivo da Polícia Militar de Minas, mas acabou reprovado na etapa do exame médico, por estar com excesso de peso.
 
“Eu me senti impotente, preguiçoso, fraco... Acho que ainda não superei essa derrota. Mas sinto que estou no caminho certo e que só faltam alguns ajustes para a minha aprovação”, afirma. 
 
Tempo e dinheiro em questão
 
Apesar da diversidade de vagas, o processo seletivo dos concursos é mais acessível para quem tem tempo e dinheiro disponíveis. Isso porque há custos com taxas de inscrição e cursos preparatórios, por exemplo, e também porque conciliar estudo com trabalho e cuidados domésticos e familiares pode tornar a realização do sonho mais difícil, mas não impossível para os candidatos.
 
Estável, mas nem tanto
 
A estabilidade de concursados está definida na Constituição Federal e ocorre após o período de estágio probatório, de três anos. No entanto, isso não significa que os trabalhadores não possam ser demitidos. A lei maior também define que os empossados podem perder o cargo por sentença judicial ou processo administrativo.
 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 02h50 - Fonte: ClimaTempo
19°
Poucas nuvens

Mín. 19° Máx. 31°

Dom 32°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 28°C 20°C
Qua 26°C 19°C
Qui 25°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio