
Uma declaração do candidato ao governo do Piauí Sílvio Mendes (União Brasil), durante uma entrevista a uma afiliada da TV Globo no estado, tem sido condenada pelo teor racista.
Durante sabatina à TV Meio Norte, Mendes disse à jornalista Katya Dangeles, que o entrevistava, que ela “era quase negra, na pele”, contudo “é uma pessoa inteligente”. A fala se deu após ele ter sido questionado sobre feminicídio e minorias.
Por meio de nota, a assessoria do candidato disse que ele se desculpou pessoalmente, reconhecendo o erro. A profissional não quis se manifestar.
Katya perguntou ao candidato quais projetos, caso ele seja eleito, foram pensados para mulheres e minorias sociais. Ao que ele respondeu: “Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”. Assista:
"Você, que é quase negra, mas você é uma pessoa inteligente"
— Rafael Campos (@rafaelcampos) August 31, 2022
Silvio Mendes, candidato ao governo do Piauí. Toda solidariedade a @katyadangelles, que precisou de ouvir isso.pic.twitter.com/qqMoPISuRk
Nas redes sociais, surgiu uma enxurrada de críticas ao candidato apoiado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. “Se fala isso na frente das câmeras, imagine nos bastidores”, disse um internauta. “Gente, que absurdo. Naturalizaram o racismo”, escreveu outro. “Nojo define”, publicou um terceiro.
Por meio de nota enviada à TV Meio norte (leia abaixo na íntegra), a assessoria do candidato disse que “Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo”.
A assessoria informou que “após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”.
“Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:
Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


