Sexta, 19 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Setembro Amarelo

Abraço simbólico na Lagoa Paulino marca campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo

A ação realizada em frente ao CAT-JK, foi muito representativa e conquistou o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção em situações de risco de suicídio

16/09/2022 às 15h39 Atualizada em 16/09/2022 às 15h40
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Ação foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira, 15, na orla da Lagoa Paulino
Ação foi realizada no fim da tarde desta quinta-feira, 15, na orla da Lagoa Paulino

Aconteceu na noite desta quinta-feira (15) em Sete Lagoas, o abraço simbólico na Lagoa Paulino que marcou, de uma maneira muito positiva, o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. 

Vários estudos nacionais e internacionais apontam um considerável aumento em casos de depressão e suicídio durante a pandemia de Covid-19, em que pessoas morreram, perderam renda ou tiveram que ficar confinadas em casa por um longo período.

Os efeitos são sentidos ainda hoje, dois anos depois. Daí a importância de ações que previnam o suicídio. A ação realizada em frente ao CAT-JK, foi muito representativa e conquistou o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção em situações de risco de suicídio.

Estrutura do Município

As unidades da Atenção Primária do Município proporcionam acolhimento e cuidados aos usuário de saúde mental, além de promover prevenção ao suicídio em diversas ações e campanhas no território. Já na Atenção Secundária são referenciados os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são serviços especializados para acompanhamento das pessoas em sofrimento mental, decorrentes de transtornos mentais graves e persistentes. São três CAPS: Adulto, Álcool e outras Drogas e Infantojuvenil. O CAPS Adulto promove o acolhimento e acompanhamento de pessoas em sofrimento mental a partir de 18 anos. O CAPS AD promove o tratamento e reabilitação de usuários de álcool e outras drogas associados ou não com comorbidades psiquiátricas a partir de 14 anos de idade. Enquanto o CAPS Infantojuvenil promove o acolhimento e acompanhamento de crianças e adolescentes em sofrimento mental.

Além disso, o Município conta ainda com a Atenção Terciária, formada pelo Pronto Atendimento Dr. Juvenal Paiva (UPA), Pronto Socorro do Hospital Municipal Monsenhor Flávio Damato (Hospital Municipal), Pronto Atendimento Caio Lucius (PA Bela Vale) e SAMU, sempre com portas abertas para urgências e emergências. 

CAPS Adulto: Av. Amazonas, 434, Boa Vista. (31)3773-3244. 
CAPS AD: Rua Milão, 15, Jardim Europa. (31)3773-7188. 
CAPS Infantojuvenil: Rua Floriano Peixoto, 259, Centro. (31)3772-1371.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 21h34 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes