Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. A data foi instituída no Brasil em 1965 para conscientizar sobre a importância das árvores, inclusive para a permanência da vida humana no planeta. O dia foi escolhido por marcar o início da primavera, no dia seguinte, 22.
Em Sete Lagoas, a data é sempre celebrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur). Este ano, inclusive, a programação em alusão ao Dia da Árvore foi ampliada e conta com importantes parcerias institucionais no desenvolvimento de atividades de educação ambiental.
Na quarta-feira, 21, às 08h, será entregue para o público visitante da Serra de Santa Helena o resultado de um projeto realizado em parceria com o Unifemm.
Alunos da Escola Municipal Professor Galvão também participarão da entrega do projeto, que contará ainda com oficinas com os estudantes.
Já no domingo, 25 de setembro, uma caminhada terá início às 07h30 com concentração na Praça de São Pedro, no bairro Jardim Arizona, com destino à Serra de Santa Helena, em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas e o Unifemm.
Durante o percurso haverá paradas para abordagem de temas relacionados à temática do Dia da Árvore e o plantio de duas mudas de Ipê, espécie nativa do bioma Cerrado.
Chegando no entorno da Capela, haverá ainda oficinas temáticas, doação de mudas frutíferas, esclarecimentos e conscientização sobre os perigos das queimadas aos visitantes da Serra.
SERVIÇO
Comemorações do Dia da Árvore
21/09, 08h: no entorno da Capela da Serra de Santa Helena, com entrega de placas de identificação das árvores, oficinas e orientações sobre queimadas.
25/09, 07h30: caminhada da Praça São Pedro (Jardim Arizona) até a Serra de Santa Helena, seguida de oficinas, doação de mudas frutíferas e esclarecimentos sobre queimadas.
Participação livre.
Parcerias: Prefeitura/Semadetur, Unifemm e ETMSL
Mín. ° Máx. °