O Dia da Árvore é celebrado neste 21 de setembro e, em Sete Lagoas, a data foi comemorada com uma ação carregada de simbolismo. A Serra de Santa Helena recebeu alunos de escolas públicas e acadêmicos de Ciências Biológicas que inauguraram um projeto que vai proporcionar conhecimento, informação e educação ambiental dos visitantes.
A iniciativa é fruto de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento e Turismo (Semadetur), e o Centro Universitário Unifemm.
O projeto foi idealizado ainda no período crítico da pandemia e a parceria foi formalizada em junho deste ano durante a Semana do Meio Ambiente. A criação de uma trilha ecológica foi incrementada com mecanismos que permitem conhecer detalhes das árvores que estão no perímetro da Capela de Santa Helena.
Os alunos do Unifemm fizeram o estudo para identificação das espécies arbóreas e a Prefeitura providenciou as placas de identificação de toda a trilha. O trabalho foi também uma oportunidade de aliar o conhecimento adquirido em sala de aula com a prática.
O início da prática do projeto envolveu estudantes da Escola Municipal Professor Galvão e da Escola Estadual Dr. Alonso Marques. A ideia de multiplicar o interesse pela preservação deu muito certo. “Um projeto que ajuda a preservar e informar. Conseguimos saber mais da natureza que é tão importante para os seres humanos. Gostamos e aprendemos muito com o que foi apresentado. Que todos preservem a Serra de Santa Helena”, declarou Gustavo Silva dos Santos, aluno do 9º ano da E. M. Professor Galvão.
A celebração do Dia da Árvore continua no próximo domingo, 25 de setembro, com uma caminhada saindo, às 7h30, da praça de São Pedro (bairro Jardim Arizona) até a Serra Santa Helena. Durante o percurso haverá o plantio de mudas e abordagens com a temática do Dia da Árvore. Na área da Capela de Santa Helena serão realizadas oficinas, doação de mudas frutíferas, esclarecimentos e conscientização sobre os perigos das queimadas.
Mín. 22° Máx. 38°