Quinta, 06 de Outubro de 2022
21°

Pancada de chuva

Sete Lagoas - MG

Economia Fome

'É mentira, é falso' que 33 milhões de pessoas passam fome, diz Paulo Guedes

Ministro citou programas de transferência de renda para embasar fala e disse que somente alta da inflação não justifica dados sobre insegurança alimentar

22/09/2022 às 10h01
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com O Tempo
Compartilhe:
Paulo Guedes comanda o Ministério da Economia desde o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019 — Foto: Alan Santos/PR
Paulo Guedes comanda o Ministério da Economia desde o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019 — Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou ser "mentira" o dado de que 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil. De acordo com ele, essa é uma "narrativa política" para fazer "barulho", apesar dos levantamentos que registram a situação de insegurança alimentar.

"A narrativa política é de barulho:'33 milhões de pessoas passando fome'... É mentira, é falso, não são esses os números", disse Guedes na abertura de um congresso da Fenabrave, do setor de distribuição de veículos, em São Paulo, nesta quarta-feira (21).

Segundo o ministro, o governo tem prestado apoio à população vulnerável por meio de programas de transferência de renda e, por isso, somente a alta da inflação não seria suficiente para justificar os dados sobre fome. O governo editou, desde o início da pandemia de Covid-19, o Auxílio Emergencial e o Auxílio Brasil - este último está com valor mensal de R$ 600 até dezembro deste ano.

O dado de que 33 milhões de pessoas passam fome é da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pessan). A pesquisa foi feita por meio de entrevistas em 12.745 casas ao redor do país.

Continua depois da publicidade

Além desse levantamento, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que o Brasil voltou ao mapa da fome. Segundo a instituição, 61 milhões de brasileiros enfrentaram dificuldades para se alimentar entre 2019 e 2021, sendo que 15 milhões deles passaram fome. Entre 2014 e 2016, menos de 4 milhões brasileiros enfrentavam situação de insegurança alimentar grave.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 23h08 - Fonte: ClimaTempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 30°

Sex 28°C 18°C
Sáb 29°C 19°C
Dom 28°C 19°C
Seg 30°C 18°C
Ter 32°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio