Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Covid-19: 89% das mortes no Brasil são de pessoas sem a 3ª dose

Os dados mostram a importância de manter o esquema vacinal atualizado

26/09/2022 às 11h17
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

Nos 20 primeiros dias de setembro, 1.540 brasileiros perderam a vida em decorrência da Covid-19, mostram os dados do consórcio dos veículos de imprensa. Embora o número inspire preocupação, a mesma marca de óbitos foi atingida em apenas 24 horas no início de março de 2021. Ou seja, em apenas um dia morreu o mesmo número de pessoas que, nesta altura da pandemia, perderam a vida ao longo de quase um mês. Trata-se, evidentemente, do impacto causado pela marca de mais de 103,7 milhões de brasileiros vacinados com três doses.

E se, antes, a doença era mais abrangente, apresentando risco de agravamento para a população em geral — diante do alto índice de infecções que aumentavam exponencialmente as mortes —, hoje os óbitos concentram-se em grupos específicos: as pessoas com idade acima de 60 anos, os pacientes com doenças crônicas ou imunossuprimidos, e os que não concluíram o esquema vacinal.

De acordo com levantamento realizado a pedido do GLOBO pelo Info Tracker, grupo que reúne pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) para monitoramento da Covid-19, nove em cada dez pessoas que morreram entre março e setembro pelo vírus não tinham tomado, neste ano, a terceira dose de alguma das vacinas disponíveis no Brasil. A mesma análise estende a lupa sobre as pessoas com comorbidades. Essas correspondem a 79,46% das mortes por infecções por coronavírus nos mesmos seis meses. A idade superior a 60 anos era uma característica presente em 83% das vítimas letais por Covid-19, de acordo com o mesmo estudo.

—Os dados mostram a importância de manter o esquema vacinal atualizado. A pesquisa também indica que precisaremos imunizar as pessoas periodicamente — diz o professor Wallace Casaca, um dos coordenadores do grupo Info Tracker. — A pandemia voltou a apresentar uma característica detectada em seu surgimento: a centralização da letalidade em grupos específicos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h28 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes