
O ambiente das quase 60 escolas municipais da Prefeitura de Sete Lagoas está muito mais seguro desde a implantação de um completo sistema de videomonitoramento que é controlado pela Guarda Civil Municipal (GCM). Houve uma redução de 92% dos casos de furto comparando os registros de 2021 e de 2022, quando houve a instalação dos equipamentos.
Atualmente são 296 câmeras de vigilância divididas entre 47 Escolas Municipais e 10 Centros Educacionais de Educação Infantil (CEMEI). Toda a Rede Escolar Municipal é integrada a uma central de monitoramento que funciona 24h, onde é feita a vigilância remota das unidades de ensino, permitindo maior segurança à comunidade escolar.
Outro projeto recente com o mesmo sentido foi a inauguração de uma Central Semafórica ligada ao departamento de engenharia de trânsito.
Os equipamentos foram instalados em janeiro deste ano e o balanço apresentado na última semana mostra números impressionantes. Em 2021 foram registrados 49 casos de furtos nas escolas municipais. Em 2022 foram apenas quatro, uma queda de 92%, e todas foram solucionadas.
A Guarda Municipal mantém uma atuação complementar nas escolas da áreas urbana e rural. Além de coordenar o videomonitoramento, agentes realizam rondas contínuas no perímetro escolar durante os períodos diurno e noturno.

Clima Sete Lagoas entra em alerta com possibilidade de tempestade, granizo e chuva intensa, segundo INMET
Planejamento urbano Prefeitura de BH realiza operação para combater publicidade irregular
Fogo Urgente: incêndio em escola de Jequitibá evacua 90 crianças e deixa duas funcionárias com queimaduras de 1º grau
Educação no trânsito Segurança em primeiro lugar: Prefeitura orienta motoristas em Pit Stop Educativo
Arte urbana Sete Lagoas aprova lei que valoriza o grafite e combate a pichação em espaços públicos
Acidente Motorista passa mal, perde controle e capota carro perto da Feirinha do Centro em Sete Lagoas Mín. 20° Máx. 27°
