Sexta, 09 de Dezembro de 2022
30°

Poucas nuvens

Sete Lagoas - MG

Brasil Direção

Uso do celular ao dirigir já é a 3ª causa de acidentes de trânsito no Brasil

A segunda causa é a associação de álcool e direção e o celular a terceira maior causa de acidente de trânsito no nosso país

20/10/2022 às 16h43
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Embora apareça algo comum e totalmente inofensivo usar o celular no trânsito pode ser uma combinação mortal. No Brasil de acordo com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), o uso do celular ao volante já é a terceira maior causa de mortes no trânsito chegando a gerar 154 mortes por dia, 54 mil por ano.

Segundo o especialista em trânsito e tenente coronel da Polícia Militar, Aluísio Souza, embora o consumo de álcool e o excesso de velocidade sejam as principais causas de acidentes mortais na estrada, o uso descontrolado do celular no trânsito vem ganhando novos adeptos como é o caso dos motociclistas: ” Bem no Brasil o celular já é a terceira maior causa de acidente de trânsito. Superando causas grandes como a imprudência e a negligência. A primeira causa é justamente o excesso de velocidade. A segunda causa é a associação de álcool e direção e o celular a terceira maior causa de acidente de trânsito no nosso país.

De acordo com estudos da Abramet, digitar uma mensagem de texto enquanto se conduz um veículo a 80 quilômetros por hora, equivale a dirigir com os olhos vendados por um percurso de até 100 metros. Uma preocupação que repercutiu na legislação brasileira de trânsito.

O especialista alerta que os cuidados devem ser adotados não só pelos condutores, mas também pelos pedestres:” Recentemente a legislação até tornou a infração de trânsito mais rigorosa. Então a pessoa que for pega falando ao celular comete uma infração média, mas se ela estiver com o celular na mão manipulando o celular a infração é considerada gravíssima.”

O tenente coronel Luiz de Souza lembra ainda que falar ao celular no viva voz em casos de extrema necessidade não configura infração, mas mesmo assim não é recomendado por ser nocivo à segurança do trânsito. A exceção que a lei permite o uso do celular, é justamente quando ele está no modo GPS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG Atualizado às 18h49 - Fonte: ClimaTempo
30°
Poucas nuvens

Mín. 17° Máx. 30°

Sáb 30°C 18°C
Dom 32°C 19°C
Seg 32°C 20°C
Ter 29°C 19°C
Qua 28°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio