Quarta, 24 de Abril de 2024
23°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Veículos

IPVA 2023 chegará mais caro

06/12/2022 às 09h55
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Você já colocou na ponta do lápis todas as suas despesas no próximo mês de janeiro? Lamentamos comunicar, mas você terá uma despesa um pouco maior do que projetou ou orçou para o ano que vem. Estamos falando do IPVA 2023, o imposto sobre o seu automóvel.

Você pode até questionar que não trocou de carro e por isso não tem motivo para que o IPVA 2023 chegue mais caro. Mas saiba que vai subir, provavelmente porque o imposto dos carros usados é calculado sobre o seu valor, em geral de 3% a 4% do seu valor. A alíquota não terá alteração de 2022 para 2023.

Entretanto, se seu carro usado foi valorizado no mercado, ou seja, subiu de preço, o IPVA 2023 vai crescer na mesma proporção. Isso porque o imposto é calculado sobre as tabelas de preços de veículos usados, como a Fipe e KBB.

Portanto, a alíquota não mudou, mas o preço do seu carro subiu e com ele o valor do IPVA 2023. O jeitinho de você pagar um pouco menos, caso você tenha caixa para isso, é pagar à vista, já que a maioria dos estados oferece desconto de cerca de 15% nessa condição. Caso contrário, prepare seu bolso.

Vale lembrar também que a valorização do carro usado vai interferir também na declaração do seu imposto de renda. Se ele tem preço superior a R$ 35 mil e valorizou de um ano para o outro, você terá que pagar imposto sobre o lucro que teve. Ou seja, mordida maior do IPVA 2023 e do leão.

Fonte: Vrum.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h20 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Qui 29°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 17°C
Dom 29°C 17°C
Seg °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes