Terça, 23 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil INSS

Depressão garante direito à aposentadoria por invalidez

Quando o trabalhador nota que está incapaz de exercer as atividades por conta da doença, ele tem direito de entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez provocada pela depressão

12/12/2022 às 13h42
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Por Dentro de Tudo
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

A aposentadoria por invalidez é um benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É quando uma pessoa está incapacitada de retornar ao trabalho, mesmo depois de um período dedicado ao tratamento da doença. A dúvida de muitos é se um trabalhador com depressão, por exemplo, pode pedir a aposentadoria por invalidez. Entenda.

A depressão é uma doença séria, que compromete o ânimo, provoca desinteresse, mudança de humor e tantos outros sintomas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo lutam contra a doença – que se agravou na pandemia da Covid-19.

Depressão e a aposentadoria por invalidez

A pessoa com depressão têm sintomas que podem mudar completamente a forma de pensar e agir. Os impactos são sentidos na vida pessoal e também no trabalho.

Quando o trabalhador nota que está incapaz de exercer as atividades por conta da doença, ele tem direito de entrar com o pedido de aposentadoria por invalidez provocada pela depressão.

Assim como em outros benefícios, o INSS irá solicitar vários exames e laudos médicos que comprovem a incapacidade para o trabalho. Além disso será preciso passar também pela perícia médica do INSS.

O instituto vai analisar as causas principais da doença e a relação com os sintomas e o trabalho desempenhado pelo cidadão. Em muitos casos, a insatisfação começa no próprio emprego. Tudo isso é analisado pelo INSS antes de liberar o benefício.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h17 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes