
Quase três anos após o surgimento da Covid, 2023 começa com a esperança de que o fim da pandemia seja decretado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) diante do avanço da vacinação e desaceleração dos casos e internações. No entanto, autoridades e infectologistas ainda divergem sobre os novos rumos da doença.
Para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a pandemia do coronavírus pode ser encerrada já no primeiro semestre de 2023. Segundo ele, a expectativa é que a OMS decrete a situação após o inverno na Europa e nos Estados Unidos, a partir de março.
“A OMS deve sim considerar uma doença não pandêmica e sim uma de preocupação, não como uma de emergência de saúde no mundo. É questão de tempo”, explica. No entanto, ele afirma que isso não significa que o vírus irá desaparecer.
“O importante é que hoje o convívio com a doença é muito mais tranquilo, a proporcionalidade de internações e óbito é muito pequena. A importância de termos a pandemia declarada é a população entender que temos uma vacina importante”, afirma.

Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos Mín. 19° Máx. 23°


