Terça, 23 de Abril de 2024
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Reeleito

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado Federal

Com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, senador mineiro derrotou Rogério Marinho, ex-ministro de Bolsonaro

01/02/2023 às 18h39
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente do Senado Federal, em eleição realizada nesta quarta-feira (1). Ele derrotou o senador Rogério Marinho (PL-RN), pelo placar de 49 votos a 32.

O senador mineiro continuará no comando da Casa Alta durante os próximos dois anos, até janeiro de 2025. Consequentemente, seguirá como presidente do Congresso Nacional e chefe do Poder Legislativo.

Pacheco foi eleito com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da base aliada do governo. Seu bloco partidário também conta com PSD, MDB, PT, PSB, PDT e Rede Sustentabilidade. Ele ainda obteve a maioria dos votos do União Brasil.

Marinho, seu principal adversário, se colocou como o candidato da oposição, reunindo um bloco com PL, PP e Republicanos. Ex-ministro do governo Jair Bolsonaro, ele contou com o apoio declarado do ex-presidente.

A eleição de Rodrigo Pacheco é vista como a primeira grande vitória do governo Lula no Congresso Nacional em 2023. Para os governistas, o resultado é uma garantia de que pautas de interesse do Planalto, como a reforma tributária, ampliação de programas sociais e temas ligados a direitos humanos, tenham melhores condições de avançar. 

Além disso, em meio ao aumento do número de parlamentares bolsonaristas, petistas têm em Pacheco um escudo contra o avanço de pautas conservadoras de costumes e dos pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O temor é que com uma vitória de Marinho, essas pautas ganhassem força no parlamento.

Apesar de ter sido favorito durante toda a disputa, Pacheco teve de controlar o crescimento da candidatura de Marinho nos dias anteriores à eleição. Senadores do bloco vencedor vinham declarando voto no candidato da oposição, descontentes com a falta de espaço em posições de comando da Casa e com a aliança do presidente com o senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Diante disso, o governo entrou em campo e reforçou as negociações com os senadores, sobretudo por cargos de segundo e terceiro escalões que ainda não foram ocupados dentro dos ministérios.

A composição do restante da Mesa Diretora do Senado será definida em sessão marcada para esta quinta-feira (2), às 10h. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) deve ser reconduzido ao cargo de vice-presidente da Casa. Também serão eleitos o 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

Quem é Rodrigo Pacheco 

Nascido em Porto Velho (RO), Rodrigo Pacheco, 46 anos, é graduado em Direito pela PUC Minas. Atuou como advogado criminalista e entrou para a vida política em 2014, quando foi eleito deputado federal pelo MDB de Minas Gerais. Em 2016, foi candidato a prefeito de Belo Horizonte e ficou em terceiro lugar, com 10% dos votos.

No ano seguinte, foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, presidindo a CCJ durante as duas denúncias feitas pela procuradoria-geral da República contra o então presidente Michel Temer.

Em 2018, pelo DEM, foi eleito senador por Minas Gerais. Em 2021, foi pela primeira vez eleito presidente do Senado Federal. No mandato, manteve relação mais distante do então presidente Jair Bolsonaro, mas fez avançar algumas pautas de interesse do governo, sobretudo na economia. Em abril daquele ano, autorizou a abertura da CPI da Covid após determinação do ministro Luís Roberto Barroso, do STF.

Já em 2022, filiado ao PSD, foi pré-candidato à presidência da República, mas desistiu do pleito. Durante as eleições de 2022, não declarou apoio a nenhum dos candidatos ao Palácio do Planalto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Qua 28°C 19°C
Qui 28°C 17°C
Sex 28°C 17°C
Sáb 27°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes