O Carnaval está logo ali, dobrando a esquina da semana, com sua promessa de festa, mas também de multidão. Só em Belo Horizonte são esperados 5 milhões de foliões. Diante disso, quem vai curtir a folia tem que ficar atento ao que levar para curtir os bloquinhos. Um documento de identificação é essencial e, para os mais práticos, pode ser apresentado somente no celular. A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), emitida a partir do CPF, é um documento digital tão válido quanto o físico, e deve ser aceito nas mesmas circunstâncias.
Desde agosto de 2022, a Polícia Civil de Minas Gerais começou a disponibilizar a versão digital do novo modelo do RG, lançado em maio do ano passado. O aplicativo RG Digital – MG está disponível para dispositivos Android e iOS. Ele permite a visualização rápida do documento, como na versão física e, por meio da leitura do QR Code, também é possível verificar sua autenticidade, além de intercorrências como perda ou roubo.
Rodrigo Alencar Lopes de Miranda, o Major Alencar, comandante da 6ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável pelo hipercentro de Belo Horizonte, esclarece que a corporação não tem expectativa de que o cidadão use o formato A ou B de identificação. “O ideal é que esteja à mão e que você porte com segurança”, diz.
Mín. 12° Máx. 25°