Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Brasil Solidariedade

Disque 100 presta assistência às vítimas das chuvas no litoral de SP

MDHC integra força-tarefa para apoiar troca de informações sobre desabrigados e desaparecidos pelas fortes chuvas do litoral de SP

22/02/2023 às 14h32
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do MDHC
Compartilhe:
Metrópoles - Imagem do Google
Metrópoles - Imagem do Google

A população brasileira, bem como as vítimas do desastre climático causado pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo (SP) no feriado de Carnaval, podem utilizar o Disque Direitos Humanos, o Disque 100, pedir ajudar ou solicitar informações sobre desabrigados ou desaparecidos. O serviço é disponibilizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDCH) e opera 24h por dia, sete dias por semana, de forma gratuita e sigilosa.

Entre as opções de atendimento, a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) recebe registro quando o cidadão disca 100 pelo telefone e por aplicativos como o Direitos Humanos Brasil, WhatsApp (61 99656-5008) e Telegram (basta digitar “Direitoshumanosbrasil”). Pelo site do Disque 100, também é possível denunciar violações de direitos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por intermédio de vídeo-chamada.

Além de receber denúncias de violações de direitos humanos, a ONDH também está aberta para monitorar desastres naturais, enchentes, desabamentos, secas e baixas temperaturas. Ao realizar a discagem, o cidadão deverá escolher a opção 2. Os casos são encaminhados para a Defesa Civil, que integra força-tarefa do governo federal desde segunda-feira (20).

O objetivo da iniciativa é ampliar a cooperação mútua entre outras centrais oficiais de atendimento à sociedade, como o 190 (Polícia Militar), o 192 (SAMU) e o 193 (Corpo de bombeiros).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes