Sexta, 19 de Abril de 2024
19°

Chuvas esparsas

Sete Lagoas, MG

Saúde Dor nas costas

Fisioterapeuta alerta sobre os riscos da má postura em crianças e adolescentes

Especialista aponta que, nos últimos anos, os consultórios têm apresentado maior frequência de pacientes na faixa etária entre 10 e 17 anos

01/03/2023 às 13h46
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Press Manager
Compartilhe:
Fisioterapeuta alerta sobre os riscos da má postura em crianças e adolescentes

Cada vez mais pais e educadores demonstram preocupação com um dos problemas mais comuns entre crianças e adolescentes, em especial, com a volta às aulas: a má postura. As consequências dos desvios posturais, no presente,  podem comprometer o rendimento nos estudos e, no futuro, podem gerar graves problemas. 

A fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica Ariane da Rocha aponta que, nos últimos anos, os consultórios apresentam maior frequência de pacientes na faixa etária entre 10 e 17 anos. Desenvolver atividades físicas regularmente é uma das principais formas de prevenção, principalmente, na fase de crescimento. 

Segundo Ariane, o processo de identificação do problema é importante. “A queixa principal dos adolescentes com má postura é a dor nas costas e cervical. Também observamos a formação de uma barriga indesejada, que significa fraqueza da musculatura abdominal. A musculatura na região abdominal é de extrema importância para a manutenção de uma postura adequada”, afirma a fisioterapeuta. 

Ainda há sinais mais visíveis, como os ombros rodados para frente e cabeça baixa. “São indicativos que a postura precisa ser corrigida”, diz a médica.  

Atividade física na prevenção - A correção passa, muitas vezes, pela prevenção, o que evita que as dores apareçam. “É muito importante que as crianças e adolescentes façam alguma atividade física para que a musculatura fortalecida acompanhe de forma integrada a estrutura óssea e articular em desenvolvimento, principalmente na fase de crescimento”, explica. 

A lista de atividades passa pela natação, pilates e ginástica. Onde o foco principal dessas atividades visa planejamento, concentração e principalmente conscientização corporal.A orientação é outro ponto importante em relação a estas práticas. Muitas vezes, o excesso de treinamento ou de carga (peso) nos aparelhos de uma academia – como exemplos – são comuns entre adolescentes, que se empolgam com a atividade. Os limites individuais devem ser respeitados. 

Ariane alerta para os efeitos que a postura incorreta provoca nessa faixa etária. “A má postura causa dores na coluna, constipação intestinal, dor abdominal, dores de cabeça e pescoço. Também gera escoliose, que pode ser de leve à severa. Por isso, saber identificar é muito importante para já de início buscar um bom tratamento”, conta.

Sessões de pilates e reeducação postural global (RPG) são os métodos mais procurados para a correção postural. Ariane diz que esses métodos devem ser realizados por um profissional fisioterapeuta. Uma consulta médica também é indicada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 03h07 - Fonte: ClimaTempo
19°
Chuvas esparsas

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes