As políticas públicas de saúde mental devem ser prioridade em todos os municípios do país. Em Sete Lagoas, a Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - mantém uma estrutura completa para atendimento desde público e ainda promove ações e eventos que fortalecem esta atuação. É o caso do Seminário “Estratégias de Cuidado e Promoção em Saúde Mental”, realizado nesta quarta-feira, 8 de março, na Faculdade Ciências da Vida.
Conforme explica a referência municipal em Saúde Mental, Isabella Oliveira, o seminário, coordenado pelo Centro de Atenção Psicossocial "Emiliano Tolentino" – CAPS II, tem o objetivo de ampliar o conhecimento dos profissionais da área da saúde e dos atores envolvidos nos cuidados aos pacientes. "Na parte da manhã tivemos a apresentação do Caps II e da Rede de Saúde Mental de Sete Lagoas e também apresentamos os desafios da Atenção Psicossocial na atualidade. Já na parte da tarde discutimos sobre o cuidado integral do paciente com sofrimento psíquico na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e as possibilidades de tratamento dos pacientes de saúde mental", detalhou.
Ao final de cada período, houve espaços de mediação entre os participantes com profissionais convidados. "Estamos desde o início da gestão buscando melhorias para os usuários, atendendo a população bem e principalmente dentro das especificidades técnicas de cada caso", reforçou o secretário municipal adjunto de Saúde, Alber Alípio.
Mín. 12° Máx. 25°