Ravi Lorenzo, um bebê de dois meses, morreu na madrugada de domingo (5) após ingerir um colírio para tratamento de glaucoma, que teria sido vendido por engano em uma farmácia de Formosa, município de Goiás. A criança deveria ter tomado o medicamento bromoprida, para tratar enjoo e vômito.
Segundo a Polícia Civil, o bebê estava com náuseas e febre e, por isso, foi levado pela mãe à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No local, ele foi atendido e foram prescritos alguns medicamentos, entre eles a bromoprida.
“O avô da criança compareceu em uma farmácia para adquirir a medicação, porém, possivelmente de forma equivocada foi vendido um colírio ao invés da medicação apontada pelo médico”, diz o delegado do caso, Paulo Henrique Ferreira dos Santos.
Em conversa com a CNN, a mãe do bebê, Emanuely Fonseca, contou que, após voltar da UPA, Ravi apresentava melhora. “Até então meu filho estava sorrindo e brincando”, conta.
Ainda segundo a mãe, por volta das 19h do mesmo dia, ela teria dado o medicamento, seguindo a prescrição. Pouco tempo depois, a criança começou a chorar e gritar de dor, por isso, foi levada novamente à UPA. Ele chegou a ser intubado, mas não resistiu. “Eu pedi tanto ele pra Deus, ele era o meu sonho”, desabafa a mãe.
De acordo com a Polícia Civil, as diligências foram feitas na unidade de saúde e na unidade da Drogaria Ultra Popular, onde o remédio foi vendido. A polícia ainda investiga se o atendente da farmácia, que forneceu o medicamento errado, teve a supervisão de um farmacêutico.
Mín. 12° Máx. 25°