Domingo, 14 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Dia mundial da água

Semadetur celebra Dia Mundial da Água com visita técnica e caminhada ecológica

18/03/2023 às 07h31
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Ascom Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Semadetur celebra Dia Mundial da Água com visita técnica e caminhada ecológica

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu para o Dia Mundial da Água 2023, celebrado em 22 de março, o tema "Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo", com o objetivo de discutir formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento. O dia foi criado pela ONU em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Desde então, a cada ano, a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, sendo uma oportunidade para se conhecer mais sobre a problemática da água, promover debates na sociedade e tomar atitudes que façam a diferença no uso racional desse bem essencial à vida.

Em Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) preparou algumas ações significativas em comemoração ao Dia da Água. "Na segunda, dia 20, teremos uma visita técnica na Área de Preservação Permanente do córrego Matadouro, próximo à APAC. E na terça, dia 21, faremos a Caminhada Ecológica pelo Dia da Água, com saída da E. M. Clarindo Cassimiro (praça do Carmo) às 07h30, até a Lagoa do Cercadinho", conta o secretário da pasta, Edmundo Diniz. 

A visita técnica à Área de Preservação Permanente é a culminância de um Projeto iniciado em 2022. A Semadetur propôs a recuperação de um trecho da APP do Córrego Matadouro e, desde então, foram feitas importantes intervenções para limpeza, recomposição da mata ciliar e cercamento da área. "Convidamos algumas escolas municipais para desenvolver um projeto de Educação Ambiental junto aos alunos. Participaram do projeto a E. M. CMEI Menino Deus, E. M. Juca Dias, E. M. Nádia Lúcia Ferreira Alves e E. M. Padre Teodoro", diz Dilma Nunes, do departamento de Educação Ambiental da Semadetur.

Os alunos destas escolas produziram desenhos com o tema de preservação e cuidado com o ambiente. Os desenhos foram transformados em placas educativas instaladas ao longo de toda a faixa recuperada, com o objetivo de promover a conscientização das pessoas e, o mais importante, que o local seja preservado. A visita contará com a participação dos alunos e funcionários do CEMEI Menino Deus, que irão representar todos os envolvidos no projeto. "A Semadetur tem a intenção, e já está em processo de análise, a recuperação de outras Áreas de Proteção Permanente no município. São ações com impacto direto na melhoria da preservação dos Recursos hídricos", anuncia Edmundo Diniz.

PROGRAMAÇÃO:
Dia 20/03: Visita técnica na Área de Preservação Permanente do córrego Matadouro, Av. Renato Azeredo, próximo À APAC, com saída do CMEI Menino Deus às 08h30.  
Dia 21/03: Caminhada ecológica pelo Dia da Água com saída da E. M. Clarindo Cassimiro às 07h30.



 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 11h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 26°

Seg 24°C 16°C
Ter 26°C 16°C
Qua 27°C 17°C
Qui 27°C 19°C
Sex 23°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes