
Depois de publicar reportagem apontando o vereador Higino Enfermeiro como pré-candidato a prefeito em Funilândia, mais um nome surge como pré-candidato na cidade.
José Inácio Pereira, o “Zé da Gurita”, ex-prefeito do município por 4 mandatos, conformou que é pré-candidato á prefeitura de Funilândia nas eleições do ano que vem.
Funilândia é administrada atualmente por Edson Vargas que está no seu segundo mandato e não poderá concorrer ao pleito do próximo ano.
“Zé da Gurita”, um dos políticos mais respeitados da região, já trabalha nos bastidores com o objetivo de reforçar seu grupo político visando ao pleito de 2024.
Quem é Zé da Gurita?
José Inácio Pereira, nasceu em 28 de novembro de 1950 na cidade de Córrego Dantas/MG, filho de Dona Gilda e Mario Batista, numa família de 12 filhos. Cresceu em São Gontardo/MG, mudou- se para a cidade de Dourados/MS aos 13 anos.
Foi morar em Bonito/MS aos 17 anos para jogar bola no União Esporte Clube, neste período também realizava um programa sertanejo como locutor na radio local de Bonito/MS.
Durante o dia trabalhava em oficina de máquinas pesadas.
Aos 21 anos retornou à Cidade de Dourados/MG para trabalhar como mecânico na concessionária Volkswagem, e tentar concluir o ensino médio.
Aos 25 anos retornou à Minas Gerais na cidade de Jaboticatubas para trabalhar na administração rural da Agriminas, sendo depois transferido para a cidade de Curvelo/MG.
Aos 28 anos mudou se para Belo Horizonte/MG para empreender no ramo de supermercado, comprando um estabelecimento no bairro Santa Amélia com Santa Mônica.
Aos 30 anos vendeu o supermercado e mudou-se para a cidade de Funilândia/MG para administrar as fazendas do grupo Líder Alimentos sob o comando Dr. Uno Marcos de Oliveira da Fazenda Gurita. Daí surge o apelido e pseudônimo Zé da Gurita.
Aos 31 anos começa sua trajetória política no cargo de vereador sendo o 2º vereador mais bem votado na cidade de Funilândia no ano de 1988, neste mesmo ano se casa com Marcia que posteriormente aumenta a família com seu único filho Marcos Inácio.
Em 1993 candidata- se pela primeira vez a Prefeito, sendo eleito e cumprindo o mandato de 04 anos.
Após cumprir o primeiro mandato foi trabalhar na Assembleia Legislativa do Estado no gabinete do Deputado Estadual Francisco Ramalho.
Em 2001 retorna e candidata novamente a Prefeito Municipal, que posteriormente se reelege cumprindo seu 3º mandato até 2008.
Depois de divorciado se casa com Flavia Rodrigues de Freitas que foi Gestora Municipal por dois mandatos e sua companheira há 20 anos.
Novamente se candidata e se elege em 2013 até 2016 para cumprir seu quarto e último mandato como Prefeito Municipal na cidade que ele adotou.
Paralelo aos mandatos foi um dos Fundadores do CISREC- Consórcio de Saúde do Alto Rio das Velhas, onde construiu a sede do consórcio na cidade de Matozinhos.
Além de ter sido Presidente da AMAV – Associação dos Municípios do Alto Rio das Velhas por dois mandatos, onde estruturou a associação e adquiriu maquinários para atender os municípios.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. ° Máx. °


