
O município de Araçaí com população estimada em 2.360 habitantes conforme o censo de 2021, tem tradição de realizar grandes festas.
Carnaval, Réveillon, Rodeio e o Forró da cidade estão entre os eventos de destaque da região.
No ano de 2023, a população sentiu a falta de uma das mais tradicionais festas da cidade: o Carnaval.
As informações divulgadas pelo Executivo foi de que a Câmara Municipal aprovou os valores de R$ 250.000,00, os quais segundo a Prefeitura seriam insuficientes para a realização do evento de 5 dias.
De acordo com informações, a crise entre o Executivo e Legislativo de Araçaí iniciou após o Rodeio Show realizado ano passado. Um camarim montado pela empresa Ziriguidum, responsável pela estrutura do evento, regado a bebidas alcóolicas, tira-gostos e guloseimas, restrito a um determinado grupo de pessoas (aliados políticos, amigos e parentes do prefeito Márcio Kalu) desagradou diversas autoridades locais que se sentiram excluídas, bem como a população.
Após a polêmica do rodeio-show em que amigos, parentes e aliados do prefeito, teriam um camarim “camarote” regados a bebidas, tira-gostos e guloseimas, a Câmara Municipal decidiu por limitar os gastos do município com eventos em Araçaí, fixando o limite da realização do Carnaval em 250 mil reais.
Isso revoltou o Executivo que decidiu não fazer a festa, deixando a população sem uma das maiores festas tradicionais do país e do município, que é o Carnaval.
Além disso, o Município de Araçaí também deixou de realizar as comemorações do aniversário de 60 anos de sua Emancipação, devido a Câmara ter limitado o valor dos gastos com as festividades.
Confira a nota oficial da Câmara Municipal, na íntegra:
Diante do impasse, principalmente do Carnaval, o Legislativo publicou essa nota oficial que consta no site da Câmara Municipal:
A Câmara de Araçaí APROVOU na última reunião extraordinária o projeto para autorizar a Abertura de Crédito em 250 mil para realização do Carnaval de Araçaí e vem a público, ante tantos comentários publicar essa nota:
A CÂMARA CONCORDA: Com a realização do Carnaval que dê para todos os foliões, do pobre ao rico, do menos beneficiado ao mais favorecido, participarem de forma igualitária, assim como os barraqueiros e comerciantes ganharem seu dinheiro de forma honesta e justa.
Concorda com a realização da festa de Carnaval ser realizada na Praça São Sebastião ou outro local do Centro da cidade, conforme o querer e vontade da população e não somente pela imposição de uns.
Concorda com a festa ser realizada dentro da realidade do Município de Araçaí, com valores que estejam em conformidade com o ultimo Carnaval e com a realidade das cidades mais próximas.
A CÂMARA NÃO CONCORDA: Com o patrocínio, por parte da Prefeitura de Araçaí de um Camarim, que se torna na verdade um “Camarote” de uso exclusivo para as autoridades, familiares e amigos do Prefeito, regado a cerveja da melhor marca, uísque e outras iguarias do mais fino paladar.
Não concorda com a diferença em relação ao último Carnaval que foi na média de 190 mil (2020) e o solicitado para esse ano de 362 mil (2023), matematicamente correspondendo o aumento de quase 92% a mais.
Não concorda com a arbitrariedade de decisão única e exclusiva do local do evento (Praça de eventos do Bairro do Rosário) sem ouvir primeiro o povo de Araçaí.
Na tramitação do Projeto, a Mesa Diretora se reuniu com dois representantes da Prefeitura, onde tentou ajustar a redução de valor e a transferência de local do evento, dito pelos representantes que era no espaço de eventos do Bairro do Rosário; nesse caso, os enviados pelo Executivo foram irredutíveis com tais mudanças.
Se há dois anos, o discurso de campanha eleitoral era outro (“palco pequeno, banda de marchinhas, sem gastos excessivos, só para o povo de Araçaí”), cabe a nós certa estranheza por estar insistindo em um investimento tão elevado para o Carnaval, gastando muito acima do necessário e, para isto, cabe á Câmara fiscalizar e moderar esses gastos!
A Câmara de Araçaí zela pelo dinheiro público, tendo como obrigação fiscalizar, pois o valor é quase o dobro do gasto no Carnaval antes da pandemia; no entanto, os shows apresentados são semelhantes ao do último carnaval do gestor anterior, não existindo explicação para o custo elevado, quando existem tantas outras necessidades a serem feitas! A fiscalização da Câmara dever ser ANTES, DURANTE E DEPOIS!
O Prefeito de Araçaí e parte de sua equipe estão agindo de forma contrária à dignidade do cargo, tentando jogar o povo contra a Câmara que nada mais faz que exercer seu direito a fiscalizar e avaliar as despesas propostas.
Essa Casa de Leis não vai abrir mão de convocá-lo, perante a Câmara para se explicar, se necessário, perante uma Comissão Parlamentar a ser criada.
Atualmente, todos os eventos festivos de Araçaí precisam ter seus valores aprovados pela Câmara Municipal.
Abaixo o link com a nota da Câmara Municipal:
https://www.cmaracai.mg.gov.br/noticias.aspx?key=xwd6uAN/qUHFxcoPFBs2rtrKh2Aj012Y3xLWc0gAi2w=

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


