Quinta, 28 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Eventos

“Farra do Camarim” pode ter gerado crise das festas em Araçaí

Um camarim montado pela empresa Ziriguidum, regado a bebidas alcóolicas, tira-gostos e guloseimas, teria sido restrito a um determinado grupo de pessoas (aliados políticos, amigos e parentes do prefeito Márcio Kalu)

26/04/2023 às 09h36 Atualizada em 26/04/2023 às 10h32
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

O município de Araçaí com população estimada em 2.360 habitantes conforme o censo de 2021, tem tradição de realizar grandes festas. 

Carnaval, Réveillon, Rodeio e o Forró da cidade estão entre os eventos de destaque da região. 

No ano de 2023, a população sentiu a falta de uma das mais tradicionais festas da cidade: o Carnaval. 

As informações divulgadas pelo Executivo foi de que a Câmara Municipal aprovou os valores de R$ 250.000,00, os quais segundo a Prefeitura seriam insuficientes para a realização do evento de 5 dias. 

De acordo com informações, a crise entre o Executivo e Legislativo de Araçaí iniciou após o Rodeio Show realizado ano passado. Um camarim montado pela empresa Ziriguidum, responsável pela estrutura do evento, regado a bebidas alcóolicas, tira-gostos e guloseimas, restrito a um determinado grupo de pessoas (aliados políticos, amigos e parentes do prefeito Márcio Kalu) desagradou diversas autoridades locais que se sentiram excluídas, bem como a população. 

 

Após a polêmica do rodeio-show em que amigos, parentes e aliados do prefeito, teriam um camarim “camarote” regados a bebidas, tira-gostos e guloseimas, a Câmara Municipal decidiu por limitar os gastos do município com eventos em Araçaí, fixando o limite da realização do Carnaval em 250 mil reais.

 

Isso revoltou o Executivo que decidiu não fazer a festa, deixando a população sem uma das maiores festas tradicionais do país e do município, que é o Carnaval.

 

Além disso, o Município de Araçaí também deixou de realizar as comemorações do aniversário de 60 anos de sua Emancipação, devido a Câmara ter limitado o valor dos gastos com as festividades.

 

Confira a nota oficial da Câmara Municipal, na íntegra:

 

Diante do impasse, principalmente do Carnaval, o Legislativo publicou essa nota oficial que consta no site da Câmara Municipal:

 

A Câmara de Araçaí APROVOU na última reunião extraordinária o projeto para autorizar a Abertura de Crédito em 250 mil para realização do Carnaval de Araçaí e vem a público, ante tantos comentários publicar essa nota:

 

A CÂMARA CONCORDA: Com a realização do Carnaval que dê para todos os foliões, do pobre ao rico, do menos beneficiado ao mais favorecido, participarem de forma igualitária, assim como os barraqueiros e comerciantes ganharem seu dinheiro de forma honesta e justa.

 

Concorda com a realização da festa de Carnaval ser realizada na Praça São Sebastião ou outro local do Centro da cidade, conforme o querer e vontade da população e não somente pela imposição de uns.

 

Concorda com a festa ser realizada dentro da realidade do Município de Araçaí, com valores que estejam em conformidade com o ultimo Carnaval e com a realidade das cidades mais próximas.

 

A CÂMARA NÃO CONCORDA: Com o patrocínio, por parte da Prefeitura de Araçaí de um Camarim, que se torna na verdade um “Camarote” de uso exclusivo para as autoridades, familiares e amigos do Prefeito, regado a cerveja da melhor marca, uísque e outras iguarias do mais fino paladar.

 

Não concorda com a diferença em relação ao último Carnaval que foi na média de 190 mil (2020) e o solicitado para esse ano de 362 mil (2023), matematicamente correspondendo o aumento de quase 92% a mais.

 

Não concorda com a arbitrariedade de decisão única e exclusiva do local do evento (Praça de eventos do Bairro do Rosário) sem ouvir primeiro o povo de Araçaí.

 

Na tramitação do Projeto, a Mesa Diretora se reuniu com dois representantes da Prefeitura, onde tentou ajustar a redução de valor e a transferência de local do evento, dito pelos representantes que era no espaço de eventos do Bairro do Rosário; nesse caso, os enviados pelo Executivo foram irredutíveis com tais mudanças.

 

Se há dois anos, o discurso de campanha eleitoral era outro (“palco pequeno, banda de marchinhas, sem gastos excessivos, só para o povo de Araçaí”), cabe a nós certa estranheza por estar insistindo em um investimento tão elevado para o Carnaval, gastando muito acima do necessário e, para isto, cabe á Câmara fiscalizar e moderar esses gastos!

 

A Câmara de Araçaí zela pelo dinheiro público, tendo como obrigação fiscalizar, pois o valor é quase o dobro do gasto no Carnaval antes da pandemia; no entanto, os shows apresentados são semelhantes ao do último carnaval do gestor anterior, não existindo explicação para o custo elevado, quando existem tantas outras necessidades a serem feitas! A fiscalização da Câmara dever ser ANTES, DURANTE E DEPOIS!

 

O Prefeito de Araçaí e parte de sua equipe estão agindo de forma contrária à dignidade do cargo, tentando jogar o povo contra a Câmara que nada mais faz que exercer seu direito a fiscalizar e avaliar as despesas propostas.

 

Essa Casa de Leis não vai abrir mão de convocá-lo, perante a Câmara para se explicar, se necessário, perante uma Comissão Parlamentar a ser criada.

Atualmente, todos os eventos festivos de Araçaí precisam ter seus valores aprovados pela Câmara Municipal.

 Abaixo o link com a nota da Câmara Municipal:

https://www.cmaracai.mg.gov.br/noticias.aspx?key=xwd6uAN/qUHFxcoPFBs2rtrKh2Aj012Y3xLWc0gAi2w= 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes