Empreendedoras de Sete Lagoas e região já podem se inscrever para a 5ª edição do Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras (FEME), que será realizado no dia 26 de maio. Com o tema “Mulheres que geram impacto”, o evento terá palestras, talk shows, cases de sucesso, atividades técnicas e feiras de negócios. As interessadas em participar devem acessar o site Sympla.
Sete Lagoas possui cerca de 20 mil microempreendedores individuais (MEI), dos quais 46% são mulheres. Diante desse cenário, o Sebrae Minas, por meio do programa Sebrae Delas, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas (Federaminas), por meio da Federaminas Mulher, e as Helenas – Núcleo da Mulher Empreendedora de Sete Lagoas, se uniram para oferecer capacitação às empreendedoras.
A analista do Sebrae Minas Samira Melo afirma que o objetivo do Fórum é fortalecer a cultura empreendedora entre as mulheres da região, aumentando as chances de sucesso dos negócios liderados por elas. “Além disso, o fórum irá promover o networking, uma ferramenta essencial para quem deseja impulsionar seus negócios”, destaca.
Incentivo ao empreendedorismo feminino em Caetanópolis
No dia 9 de maio foi realizado o lançamento do Sebrae Delas no município de Caetanópolis. O programa é uma iniciativa do Sebrae com o objetivo de fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres. Na ocasião, 35 mulheres empreendedoras participaram da palestra “Desafio da Mulher Empreendedora do século XXI” (foto anexada).
Nos próximos meses estão marcadas várias atividades do Sebrae Delas no município: oficinas de Finanças (6/6) e de Marketing Digital – Instagram e Whastsapp para negócios (21/6); e as palestras “Ideias de negócios e formalização” (4/7) e “Liderança feminina” (18/7). O encerramento do programa está previsto para o dia 19 de julho. Mais informações sobre como participar das ações pelo telefone (31) 3714-6717.
Inspiração e empatia
A pesquisa Mulheres Empreendedoras realizada pelo Sebrae Minas, em fevereiro deste ano, revelou o poder da rede de apoio e influência entre as mulheres. Segundo os dados, mais da metade (53%) das empreendedoras tiveram contato com uma empresária que serviu de inspiração ou influenciou no desejo de abrir o próprio negócio, e 40% têm uma rede de contato com outras mulheres empreendedoras. Além disso, 84% demonstraram preferência por contratar mulheres para a sua empresa. Outro dado relevante é que apenas 10% das empreendedoras afirmam ter em seus municípios alguma lei ou iniciativa para fomentar negócios liderados por mulheres.
Serviço FEME – Forúm Estadual da Mulher Empreendedora
Data: 26/5 Horário: 8h às 18h
Local: Splendore Eventos – Rua Professor Abeylard, 4190, bairro JK, Sete Lagoas
Informações e inscrições: https://www.
Mín. 17° Máx. 24°