Quinta, 25 de Abril de 2024
24°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Estudo

Cigarro e álcool fazem jovens serem mais propensos a doenças não transmissíveis, diz estudo

26/05/2023 às 09h30
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Hoje em Dia
Compartilhe:
Instagram-Reprodução
Instagram-Reprodução

Um estudo da Faculdade de Medicina da @ufmg, publicado em abril de 2023 na revista científica Preventing Chronic Disease, descobriu que jovens adultos (de 18 a 34 anos) apresentam 21% mais comportamentos de risco para desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) do que idosos acima de 60 anos.

“Essas doenças geralmente são associadas à idade, e é muito preocupante a presença delas em indivíduos mais jovens. É o que chamamos de perda prematura de anos de vida saudáveis”, afirma a pesquisadora Thaís Cristina Marquezine Caldeira.

As DCNTs são condições de saúde que resultam da combinação de fatores genéticos, fisiológicos, ambientais e comportamentais. Algumas das mais comuns são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, doenças respiratórias crônicas e obesidade. Elas são associadas a hábitos de risco, como consumo abusivo de álcool, consumo regular de bebidas açucaradas, tabagismo, má alimentação e falta de atividades físicas, segundo a UFMG.

As doenças crônicas não transmissíveis, além de morte prematura, podem gerar perda da qualidade de vida e prejuízos econômicos substanciais em todo o mundo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h07 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 28°C 17°C
Sáb 28°C 16°C
Dom 29°C 17°C
Seg 30°C 18°C
Ter 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes