Na quinta-feira, 25, em reunião a sede do DER/MG, em Belo Horizonte, foram discutidas medidas para a solução de problemas na malha rodoviária do município de Cordisburgo e que são de responsabilidade do Governo do Estado.
Representando Cordisburgo estiveram o Prefeito José Maurício, o vice-prefeito Aldair, o Secretário de Planejamento Lucas Gustavo e o assessor Francisco Rodrigues. O encontro teve a presença do diretor geral do DER/MG, Rodrigo Tavares e do deputado estadual Douglas Melo, além do corpo técnico do departamento.
O diretor foi bastante cobrado pelos representantes de Cordisburgo, sobretudo em relação às precárias condições da MG-231, entre Cordisburgo e Santana de Pirapama, além da Ponte do Palmito, danificada há vários anos e que não foi reconstruída, as árvores caídas na rodovia há um mês na mesma estrada e também quanto ao projeto de desvio da LMG-754 do centro da cidade.
Foi conseguido que o departamento retirasse uma das demandas de construção de ponte que estava no cronograma estadual, colocando a Ponte do Palmito como prioridade, fazendo com que o projeto seja remetido para os trabalhos de sondagem e deverá ficar pronto em até 60 dias. Segundo o diretor, a obra deve ser finalizada até o fim do ano de 2023.
Quanto ao projeto de asfaltamento da MG-231, entre Cordisburgo e Santana de Pirapama, o órgão informou que não dispõe de recursos financeiros para a realização da obra. Hoje a única possibilidade de recursos trata-se da repactuação do acordo de Mariana, entre o Governo e a Samarco, entretanto tal demanda ainda será discutida pela Assembleia Legislativa e não há definição de valores que serão repassados ao Estado, bem como não se sabe qual o montante será direcionado para obras de infraestrutura.
Foi acordado que o departamento irá encaminhar nas próximas semanas máquinas para a realização de manutenção em toda a estrada, como forma de melhorar as condições da via. Também foi prometido que será realizada a retiradas as árvores que encontram-se caídas na pista. O diretor prometeu que irá dar atenção especial à MG-231, com manutenções periódicas, a fim de manter a trafegabilidade do local, sobretudo no trecho entre Cordisburgo e Lagoa Bonita.
Quanto ao projeto do desvio da LMG-754 do Centro de Cordisburgo, foi informado que todas as demandas apresentadas a reunião do dia 05 de abril foram remetidas à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade - SEINFRA, e que será marcada uma reunião na entidade com representantes do município para dar prosseguimento aos trabalhos.
Entre outros assuntos, o diretor confirmou que as obras de pavimentação da estada entre Araçaí e Sete Lagoas devem ser realizadas em 2024. O projeto está atrasado, mas encontra-se em fase final de elaboração por parte da empresa contratada, e os valores para a realização estão garantidos através do acordo com a Vale.