
O vereador José de Deus (Republicanos) apresentou na Câmara Municipal de Sete Lagoas, na Reunião desta terça-feira (6), a Indicação Nº 29/2023, de apoio ao deputado federal cassado pela Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella e tornado inelegível por 8 anos, a contar das eleições municipais em 2020. A decisão da juíza Márcia Capanema impõe, ainda, a Crivella, uma multa de R$ 433 mil.
Segundo o vereador, a moção de apoio é pela PEC Nº 5/2023 que prevê a isenção de impostos na construção e reforma dos templos religiosos e para obras de prestação de serviço, como a construção de creches, asilos ou comunidades terapêuticas, às igrejas de qualquer denominação, seja espírita, católica e evangélica, para que possam prestar serviço e fazer suas atividades sem tributação do governo.
Contudo, durante a sessão o vereador Júnior Sousa ressaltou a cassação de Marcelo Crivella e que o mesmo não é mais deputado e não faz mais parte do Congresso.
Já o vereador José de Deus demonstrou desconhecimento a respeito da cassação, dizendo que a referida PEC está em trâmite.
Então o vereador Ivan Luiz solicitou vistas da Indicação de José de Deus, para que seja analisada, a qual foi concedida pelo presidente Caio Valace.
A condenação do deputado federal
A ação, ajuizada pela coligação PT – PC do B e movida pelo Ministério Público do Estado, acusa o bispo da igreja Universal de prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais, com base na Constituição.
Isso aconteceu em 2020, no auge da pandemia de covid-19. O objetivo era impedir a divulgação de informações sobre o sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro em período eleitoral.
A decisão, segundo a juíza, teve caráter pedagógico preventivo e também demonstra repúdio à conduta moral e ilegal de Crivella. Ainda cabe recurso, porque é de primeiro grau.
A defesa de Crivella disse que não vai comentar a decisão, porque o processo é sigiloso.
Já o partido Republicanos, pelo qual Crivella foi eleito deputado federal, nas eleições de 2022, divulgou nota nas redes sociais, mencionando que a decisão não tem efeito imediato e que, portanto, o deputado continuará exercendo suas funções parlamentares regularmente.

Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


