
A Prefeitura de Sete Lagoas continua com a castração gratuita de cães e gatos na região do bairro Progresso, porém, em novo endereço a partir da próxima quarta-feira, 14 de junho. Nos dias 14, 20, 21, 27 e 28 de junho, terças e quartas-feiras, a unidade muda de endereço, da Igreja Imaculada Conceição para o estacionamento da Arena do Jacaré, de 08h às 16h, seguindo cronograma iniciado em 2021 e que já realizou mais de 7 mil cirurgias por meio do Castramóvel e da sala cirúrgica do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Durante os cinco dias o Castramóvel irá atender a famílias de baixa renda do Progresso e bairros adjacentes. Portanto, é preciso apresentar, além de documento de identidade e comprovante de endereço, o comprovante de renda de no máximo dois salários mínimos. São entregues 30 senhas por dia. "Ministramos uma palestra explicativa sobre o processo, os cuidados pós cirúrgicos e medicamentos recomendados.
Os animais são triados e uma rápida avaliação clínica é realizada, incluindo o teste de leishmaniose. Em seguida, são sedados e então ocorre a castração, que tem a duração de aproximadamente 15 minutos", explica a coordenadora do CCZ, Patrícia Silveira. Lembrando que não passam pela triagem as cadelas com mais de 30kg ou que estejam no cio, além de fêmeas gestantes e cadelas muito obesas.
Após a cirurgia, o animal fêmea deve sair do local com uma roupa cirúrgica vestida sobre o curativo para preservar os pontos. Caso o tutor não tenha, pode levar uma blusa de malha que a equipe do CCZ confecciona na hora. Já o macho deve sair com o colar Elizabetano, que o tutor deve levar de casa. A retirada dos pontos cirúrgicos é feita após 15 dias, no próprio Castramóvel. Moradores de outros bairros devem realizar o cadastro no site da Prefeitura, disponível todo dia 15, a partir das 8h, no link http://zoonoses.setelagoas.mg.

Confins Nevoeiro cancela oito voos e provoca 11 desvios no Aeroporto de Confins
FORTUNA DE MINAS Fortuna de Minas realiza neste sábado atendimento especial do Novembro Azul
INHAÚMA Inhaúma abre inscrições para nova etapa de castração gratuita de cães e gatos Mín. 21° Máx. 33°


