Na tarde da última quinta-feira (22) aconteceu uma reunião no auditório da Câmara Municipal de Cordisburgo, a fim de discutir soluções para o Bairro Quininha.
Participaram do encontro o promotor de Justiça da comarca de Paraopeba, Dr. Vander, o procurador da Prefeitura de Cordisburgo, Dr. Rogério Machado, o secretário de gabinete, Gabriel Viana, o secretário municipal de planejamento, Lucas Gustavo e os vereadores Sávio Trombini, Laci Vaz, Fausto Soares, Altivo Neves e Ronaldo Gomes.
A "Quininha" hoje sofre com a falta de infraestrutura, sobretudo quanto a questão de pavimentação. Quando o local foi loteado há 20 anos atrás, toda a infraestrutura obrigatória não foi feita, deixando hoje os moradores com sérios problemas em suas moradias.
Há uma ação movida pelo Ministério Público há vários anos contra a Prefeitura de Cordisburgo e o responsável pelo loteamento, entretanto encontra-se no momento parado na justiça.
Todas as partes que participaram da reunião (Justiça, Prefeitura e Câmara) demonstraram o desejo de solucionar os problemas. A situação atual é que devido à irregularidade do empreendimento, bem como a ação judicial, a administração municipal não pode realizar obras de infraestrutura no local.
Foram sugeridas várias soluções, como o fim do processo no Ministério Público, a perícia do local e também a realização de acordo entre as partes, entretanto é necessária a análise jurídica para que tudo seja feito legalmente, não acarretando problemas futuros para a Prefeitura e os moradores.
Neste momento a Prefeitura fez o compromisso de realizar sua análise interna das possíveis soluções, junto aos setores jurídicos, tributário e de engenharia, bem como o Promotor disse que irá trabalhar para agilizar o processo judicial, que se encontra parado, tentando abreviar a nomeação de um perito técnico para a realização do levantamento da situação atual do bairro, bem como da infraestrutura necessária no local.
Nos próximos meses as ações devem ser executadas, devendo acontecer novos encontros entre as partes, a fim de chegar na melhor solução.
A reunião deixou um ar de otimismo, sendo um passo importante para a solução do problema que há décadas aflige os moradores do Bairro Quininha.
Mín. 17° Máx. 24°