Cordisburgo recebeu o plantio de mudas de árvores na última terça-feira, 27 de junho.
Nesta data é comemorado o Dia Estadual do Cerrado e o prêmio Guimarães Rosa, conforme a Lei Estadual n° 16.260 de 18. de julho de 2006.
O dia 27 de junho foi instituído, em 2006, como Dia Estadual do Cerrado pelo Governador de Minas Gerais, Aécio Neves. Esta data também é o dia do nascimento de João Guimarães Rosa, famoso escritor cordisburguense que imortalizou o Cerrado em sua obra "Grande Sertão: Veredas".
O plantio foi realizado pela equipe do Instituto Estadual de Florestas - IEF, responsável pelo Monumento Natural Estadual Peter Lund, nas margem da rodovia MG-421, que liga Cordisburgo a Gruta do Maquiné.
O Cerrado comporta a maior diversidade do continente em termos de espécies características. A riqueza de sua biodiversidade, a segunda maior da América do Sul e mais vasta que a da própria Amazônia, pode ser interpretada pela ampla extensão territorial, pela posição geográfica privilegiada, pela heterogeneidade vegetal e por ser berço de três maiores bacias hidrográficas da América do Sul.
Em função da riqueza de sua flora e fauna, o Cerrado foi recentemente incluído na lista dos 25 lugares de grande riqueza biológica e mais ameaçados da Terra, abrigando muitas espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. É tido como um dos locais do planeta prioritários para a conservação da natureza devido às suas peculiaridades.
Mín. 17° Máx. 24°