Sábado, 27 de Abril de 2024
24°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política INSS

"Já provamos uma vez que a gente pode zerar a fila", diz Lula sobre INSS

11/07/2023 às 16h27
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Secom da Presidência da República
Compartilhe:
Presidente Lula durante o Conversa com o Presidente desta terça, 11/7. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula durante o Conversa com o Presidente desta terça, 11/7. Foto: Ricardo Stuckert / PR

Presidente vai discutir o assunto nesta semana com Fazenda e Previdência Social para equacionar os porquês e desenhar saídas
 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta terça-feira (11/7) que o governo trabalha para zerar as filas do INSS, assim como ocorreu em seu primeiro mandato, entre 2003 e 2006. De acordo com ele, há uma reunião já agendada com os ministros da Fazenda e da Previdência Social nesta semana para saber o porquê do problema e desenhar soluções.

 

Não há explicação, a não ser não ter dinheiro para pagar. Se for isso, tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer o porquê dessa fila. Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar. Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência". (Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República).
 

"Eu tenho uma reunião essa semana para descobrir qual é o problema que está acontecendo para termos uma fila por volta de 1,9 milhão de pessoas. Não há explicação, a não ser não ter dinheiro para pagar. Se for isso, tem que ser muito verdadeiro com o povo e dizer o porquê dessa fila. Se é falta de funcionário, a gente tem que contratar. Se é falta de competência, a gente tem que trocar quem não tem competência".
 

Segundo o presidente, já foi provado que não precisa haver fila no INSS nem para receber benefícios e muito menos para perícias médicas. "Já provamos uma vez que a gente pode zerar a fila. Para benefício, para auxílio maternidade, para aposentadoria, para perícia. A gente conseguiu zerar", disse, durante o Conversa com o Presidente, com o jornalista Marcos Uchôa.
 

Lula lembrou a necessidade de recomposição de quadros do funcionalismo público, quando alguém se aposenta, para evitar problemas como esse que o INSS voltou a enfrentar. Ele disse também que o mesmo acontece na Saúde e na Educação para manter a qualidade dos serviços.
 

"Se a pessoa se aposenta, e você não vai repondo, tem uma hora que vai faltar gente. Para melhorar a educação tem que contratar professor e funcionário. Para melhorar a saúde, mais médicos, enfermeiros, hospitais".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h06 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes