
Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley criaram um dispositivo portátil revolucionário capaz de transformar moléculas de água do ar em água potável utilizando apenas a luz solar ambiente para energia, conforme revelado em um estudo publicado na Nature Water.
O dispositivo, um coletor de água atmosférico, emprega uma estrutura ultraporosa conhecida como MOF (Metal-Organic Framework) para capturar e converter a umidade do ar em água.
Esta inovação foi testada com sucesso no Parque Nacional do Vale da Morte, o local mais seco e quente da América do Norte. Os resultados sugerem que o aparelho pode fornecer água limpa praticamente em qualquer lugar, mesmo nas condições mais adversas causadas pelas mudanças climáticas.
O professor Omar Yaghi, que liderou o estudo e é inventor dos MOFs, ressaltou a importância dessa inovação dada a escassez hídrica enfrentada por muitos ao redor do mundo. De acordo com projeções da #ONU, até 2050 quase cinco bilhões de pessoas sofrerão algum tipo de estresse hídrico. 
(Via: @socientifica)
 Cursos  Sistema Fiemg divulga vagas para educação em robótica em Matozinhos
  Cursos  Sistema Fiemg divulga vagas para educação em robótica em Matozinhos   Ciência e Tecnologia  Embrapa Milho e Sorgo divulga resultado de seleção para bolsas de pesquisa
  Ciência e Tecnologia  Embrapa Milho e Sorgo divulga resultado de seleção para bolsas de pesquisa   Cuidado  Virus no WhatsApp foca em brasileiros e roubar senhas; saiba como se proteger
  Cuidado  Virus no WhatsApp foca em brasileiros e roubar senhas; saiba como se proteger Mín. 19° Máx. 29°


 
  
  
  
 