
Pesquisadores da Trend Micro identificaram um novo vírus chamado Sorvepotel que ataca contas do WhatsApp Web, principalmente no Brasil.
O virus induz usuários a baixar arquivos ZIP maliciosos enviados via mensagens no WhatsApp ou e-mail. Esses arquivos permitem que criminosos assumam o controle do computador da vítima, roubem credenciais bancárias e enviem o mesmo arquivo para todos os contatos da conta.
O vírus não explora falhas no WhatsApp, mas abre uma “porta” no sistema, permitindo receber comandos externos continuamente. A maioria das vítimas identificadas até agora (457 de 477) está no Brasil.
O nome Sorvepotel vem dos endereços dos servidores usados pelos criminosos, que lembram “sorvete no pote”. O ataque foca principalmente em usuários brasileiros, confirmando isso por meio de checagens de idioma, localização e formato de data. Os alvos incluem principalmente organizações governamentais, de serviços públicos, indústria, tecnologia, educação e construção, mas também usuários comuns.
Para se proteger, os especialistas recomendam: desativar downloads automáticos no WhatsApp; restringir downloads em dispositivos corporativos; evitar abrir arquivos ou clicar em links suspeitos; confirmar com o remetente, por outros meios, a autenticidade da mensagem antes de abrir arquivos e realizar treinamentos sobre segurança digital em empresas.
Folia Axé Saudade abre o pré-carnaval em Sete Lagoas neste sábado
Hidratação Prefeitura de Sete Lagoas instala pontos de hidratação gratuita na região central
Investigação Polícia Civil investiga morte de mulher encontrada em açude em Sete Lagoas Mín. ° Máx. °

