
Pesquisadores da Trend Micro identificaram um novo vírus chamado Sorvepotel que ataca contas do WhatsApp Web, principalmente no Brasil.
O virus induz usuários a baixar arquivos ZIP maliciosos enviados via mensagens no WhatsApp ou e-mail. Esses arquivos permitem que criminosos assumam o controle do computador da vítima, roubem credenciais bancárias e enviem o mesmo arquivo para todos os contatos da conta.
O vírus não explora falhas no WhatsApp, mas abre uma “porta” no sistema, permitindo receber comandos externos continuamente. A maioria das vítimas identificadas até agora (457 de 477) está no Brasil.
O nome Sorvepotel vem dos endereços dos servidores usados pelos criminosos, que lembram “sorvete no pote”. O ataque foca principalmente em usuários brasileiros, confirmando isso por meio de checagens de idioma, localização e formato de data. Os alvos incluem principalmente organizações governamentais, de serviços públicos, indústria, tecnologia, educação e construção, mas também usuários comuns.
Para se proteger, os especialistas recomendam: desativar downloads automáticos no WhatsApp; restringir downloads em dispositivos corporativos; evitar abrir arquivos ou clicar em links suspeitos; confirmar com o remetente, por outros meios, a autenticidade da mensagem antes de abrir arquivos e realizar treinamentos sobre segurança digital em empresas.
Tiros Residência tem portão atingido por disparos de arma de fogo em Sete Lagoas
Concurso público Publicado edital da PCMG com 104 vagas para técnico assistente
Campanha Vakinha busca arrecadar R$ 1.127 para tomografia de Shopito, cachorro resgatado em Sete Lagoas
Acidente Motorista perde controle e veículo tomba após atingir obstáculo na MG-424, em Prudente de Morais
Preconceito Xenofobia: criança brasileira tem dois dedos decepados em escola de Portugal, diz mãe: 'Sofreu agressão por ser brasileiro'
Trabalho Confira as vagas de trabalho disponíveis no SINE Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 25°
