Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Especiais Direito

Dia do Advogado: três tecnologias que estão impactando o setor jurídico

De inteligência artificial ao blockchain, entenda como a transformação digital tem mudado a rotina dos escritórios

10/08/2023 às 14h43
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com o Previdenciarista
Compartilhe:
Dia do Advogado: três tecnologias que estão impactando o setor jurídico

No próximo dia 11, é comemorado o Dia do Advogado e, graças aos avanços tecnológicos dos últimos anos e às diversas vantagens e facilidades proporcionadas ao público, é notável o quanto as novidades da transformação digital auxiliam na rotina e cumprimento de tarefas dos profissionais, inclusive na área jurídica. Foi nesse cenário que surgiu o termo ‘Direito 4.0’, utilizado para definir colaboradores, advogados e especialistas que atuam na área e fazem uso de recursos digitais.

 

No entanto, por mais que a tecnologia esteja disponível para facilitar o trabalho dos funcionários, ela não veio para substituir a mão de obra humana. A ideia é que ela seja uma ajudante, como explica Dr. Átila Abella, cofundador da lawtech Previdenciarista, maior plataforma de cálculos, petições e processos previdenciários do país.

 

“A revolução que a transformação nos meios digitais causa em diferentes setores e segmentos é visível. Com a adoção de ferramentas que otimizam as tarefas do setor jurídico, instituições e escritórios passaram a fazer questão de possuir um software para estar presente em suas rotinas e facilitar a realização de tarefas”, comenta Abella.

 

Para ilustrar e deixar ainda mais claro os diferenciais importantes que a tecnologia e o uso de ferramentas trazem para o ‘Direito 4.0’, Átila separou três tecnologias que estão impactando o setor jurídico:

 

Ferramentas de automação

Automatizar os processos judiciais, substituindo as tarefas manuais e repetitivas por sistemas automatizados, é um dos maiores benefícios da transformação digital no direito. A rotina dos colaboradores passa a ser mais eficaz e as demandas são realizadas em menos tempo, deixando-os livres para dedicar mais tempo a outras atividades.

 

“Preencher formulários automaticamente, responder perguntas por meio de chatbots, gerar petições e ser notificado em relação ao cumprimento de prazos são vantagens que os profissionais passam a ter com o uso de alguns softwares”, completa o advogado.

 

Uso de tecnologia blockchain

Em relação à segurança e confiabilidade de dados legais, o blockchain pode ser utilizado para o registro de transações, contratos e outros documentos importantes de uma forma totalmente segura, devido à sua natureza imutável. “Além disso, os smart contracts baseados na tecnologia blockchain automatizam o cumprimento das cláusulas contratuais e, dessa forma, conseguem aumentar a eficiência das negociações jurídicas”, pontua o executivo.

 

Inteligência Artificial

Capaz de analisar dados legais em grande volume, a IA desempenha um papel fundamental na área jurídica ao identificar padrões, precedentes e, principalmente, auxiliar na elaboração de estratégias jurídicas. “Para que os colaboradores foquem nas atividades estratégicas de seus trabalhos, o uso de IA na rotina dá uma ‘mão na roda’ ao garantir um menor tempo para realização de algumas tarefas periféricas”, finaliza Abella.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h06 - Fonte: ClimaTempo
22°
Parcialmente nublado

Mín. 12° Máx. 27°

Qui 28°C 11°C
Sex 29°C 12°C
Sáb 29°C 13°C
Dom 30°C 15°C
Seg 31°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes