Segunda, 29 de Abril de 2024
30°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Higiene bucal

Coração e saúde bucal: entenda a relação entre eles e os principais sintomas

21/09/2023 às 14h19
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com Markable Comunicação
Compartilhe:
Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

Uma boa higiene bucal evita cáries, mau hálito e problemas nas gengivas, mas o que poucos sabem é que ela pode prevenir também problemas no coração, como a endocardite bacteriana. O agente infeccioso entra na corrente sanguínea por meio de bactérias comuns nas cáries dos dentes ou nas gengivas inflamadas, seja por gengivite ou periodontite. Além disso, cortes no tecido gengival causados por tratamentos dentários também podem contribuir com o desenvolvimento da doença. Os microrganismos presentes no sangue chegam até o coração por meio da circulação e se alojam nessas lesões, causando o problema. 

Segundo Paulo Zahr, cirurgião dentista e CEO do Grupo OdontoCompany, maior rede de clínicas odontológicas do mundo, dentre os sintomas da doença estão: febre e calafrios, cansaço excessivo, dor nos músculos e nas articulações, sudorese noturna, tosse persistente, manchas e mucosas no corpo. Em 29 de setembro se comemora o Dia Mundial do Coração e por isso, é importante ficar atento e perceber os sinais que o organismo dá. A endocardite bacteriana é uma doença infecciosa que afeta o endocárdio, revestimento interno do coração. Ela pode ser aguda, quando começa subitamente a evoluir de forma muito rápida, podendo afetar o cérebro, os pulmões, o fígado e os rins. Caso a doença não seja diagnosticada a tempo, o paciente pode vir a óbito. Já a subaguda, os sintomas começam de forma gradual e podem persistir por mais de um ano. 

Esse tipo da doença se manifesta principalmente em pessoas que usam piercing na língua ou têm tumores no sistema digestivo, particularmente o câncer colorretal. O problema é causado por microrganismos que chegam ao coração por meio da corrente sanguínea. A doença é causada pela presença de bactérias na circulação sanguínea e de lesões no endocárdio, ou seja, a patologia só se desenvolve em indivíduos com um histórico de problemas cardíacos. O surgimento da doença está diretamente ligado a problemas de saúde bucal, por isso, é importante manter a saúde bucal em dia, visitar o dentista regularmente e fazer um check-up odontológico. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 13h07 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes