
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) editou, no último dia 06, dois ofícios circulares (03/2023 e 04/2023) que encerram a Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial em dois trechos da bacia do Rio das Velhas, ambos a montante dos postos de monitoramento fluviométrico de referência: Estação Ponte Preta, localizada no Rio Jaboticatubas, no município do mesmo nome (Médio Alto Rio das Velhas) e Estação Ponte do Bicudo, Rio do Bicudo, região de Corinto, no Baixo Velhas.
Segundo os documentos, em ambos os casos, “após a verificação do estado de vazão da referida estação pela equipe da Gerência de Monitoramento Hidrometeorológico e Eventos Críticos (GMHEC), esta concluiu que não cabe a prorrogação das respectivas portarias. Desta forma, os direitos de uso de recursos hídricos existentes ficam restabelecidos à sua normalidade e as restrições previstas na portaria também cessam”.
Portarias 30 e 31
As duas portarias que declararam a Situação Crítica de Escassez Hídrica Superficial nos trechos citados foram editadas no final de junho deste ano, quando a média das vazões diárias, em ambos os casos, ficou abaixo dos 70% da Q7,10 [que é a vazão mínima de sete dias seguidos com período de recorrência de 10 anos], caracterizando Estado de Restrição.
Prevenção Ações preventivas da PBH reduzem em 77% os incêndios em parques municipais
Fraternidade Feijoada beneficente será realizada em apoio ao tratamento de criança em Sete Lagoas
Infraestrutura Com a chegada das chuvas, prefeito Douglas Melo pede apoio para manter bueiros limpos
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

