
Pensando em aumentar ainda mais a produção de tilápias no Estado e oferecer melhores condições aos produtores, a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Epamig) já começou a realizar a reversão sexual das fêmeas da espécie e o melhoramento genético no Campo Experimental de Felixlândia, no Norte de Minas.
O coordenador do projeto, o zootecnista, com mestrado em Ciências dos Alimentos, e pesquisador, Alisson Meneses, explicou que foi estabelecida uma parceria-público-privada para o desenvolvimento do projeto “Produção de Alevinos e Melhoramento Genético da Tilápia Revertida Sexualmente”.
O objetivo, segundo ele, é suprir o déficit atual de 10 milhões de alevinos (peixes com poucos dias de vida) entre os piscicultores. Segundo ele, a maior parte dos produtores compra os recém-nascidos de criatórios de outros estados, o que pode não ser bom por não serem exemplares adaptados às nossas condições climáticas.
O problema do déficit ocorre porque entre os meses de maio, agosto e setembro, as fêmeas não reproduzem porque as águas apresentam temperaturas abaixo de 21ºC. Isso é ruim porque representa uma ruptura no ciclo produtivo, interrompendo o fornecimento de alevinos de qualidade e provocando uma queda no terceiro trimestre na produção de filé de tilápia.
“Para contornar essa questão, estamos trazendo genéticas do Paraná e de Santa Catarina, que já estão sendo melhoradas há 12 anos, para fazermos a replicação e a conservação do material genético aqui em Felixlândia. Nossa estimativa é produzir algo em torno de dois milhões de alevinos a mais por ano, para tentar suprir a demanda dos produtores locais”, explica Meneses.
Prevenção Ações preventivas da PBH reduzem em 77% os incêndios em parques municipais
Fraternidade Feijoada beneficente será realizada em apoio ao tratamento de criança em Sete Lagoas
Infraestrutura Com a chegada das chuvas, prefeito Douglas Melo pede apoio para manter bueiros limpos
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

