Segunda, 29 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cultura Livros

Governo de Minas inaugura o novo Carro-Biblioteca, projeto que circula entre bairros e cidades

Serviço que contribui para a democratização da leitura no estado voltará a funcionar a partir deste mês

28/11/2023 às 17h04 Atualizada em 28/11/2023 às 17h07
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom do Governo de Minas
Compartilhe:
Governo de Minas inaugura o novo Carro-Biblioteca, projeto que circula entre bairros e cidades

O Carro-Biblioteca está de volta em um novo veículo que foi inaugurado nesta terça-feira (28/11), na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, com a participação de estudantes, do governador Romeu Zema e do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. O serviço conta agora com um ônibus moderno, que ampliará a democratização do acesso à leitura em Minas Gerais.

O governador celebrou a retomada do serviço que, além de Belo Horizonte, vai passar a atender outros municípios da Região Metropolitana. “Esse é um projeto importantíssimo. O carro-biblioteca vai atender diversos bairros de Belo Horizonte e cidades da Região Metropolitana, levando cultura e informação para milhares de crianças, jovens e adultos”, pontuou Zema, que ressaltou a importância dos espaços que promovem a leitura.

“Minas Gerais é o estado no Brasil que mais tem bibliotecas públicas e comunitárias e, no que depender do nosso governo, vamos ampliar ainda mais esse estímulo. Um povo culto é um povo que vai adiante e que tem futuro”, completou o governador.

O novo Carro-Biblioteca ampliará a democratização do acesso à leitura em Minas Gerais. A iniciativa, que integra o programa Minas Literária, é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e a Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual (Sabe), com patrocínio da Cemig e da Gerdau.

A compra e adaptação do veículo, que substituiu um antigo caminhão e ganhou itens como computador, tenda, puffs, frigobar, TV e telão para projeções, foi realizada por meio do projeto “Carro-Biblioteca: Conhecimento, Informação e Cultura”, viabilizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e de emenda parlamentar, e executado pela Sabe. O recurso contemplou ainda a aquisição de 4 mil títulos literários e a realização de cinco atividades culturais.

Além de Belo Horizonte, já está prevista a circulação do Carro-Biblioteca em outros três municípios, a partir do dia 30/11: Sabará, Nova Lima e Vespasiano. Com capacidade para aproximadamente quatro mil títulos, o automóvel possui rampa para deficientes físicos, democratizando ainda mais o acesso a toda população.

Endereços e cronograma

A primeira cidade a receber o Carro-Biblioteca é Vespasiano. Já nesta quinta-feira (30/11), o ônibus ficará estacionado nas proximidades da Escola Municipal Jorge Ferraz (Rua Buenos Aires, 81 – bairro Suely), das 9h30 às 12h30, horário que será seguido nas demais localidades.

Segunda-feira (4/12), será a vez do bairro Jardim Vitória, em Belo Horizonte, receber o Carro-Biblioteca na Praça Ipê (Avenida Magenta, s/n). Na terça-feira (5/12), a biblioteca móvel do Estado desembarca em Sabará, parando em frente à Escola Municipal Professora Maria Aparecida Batista (Rua Mariana, s/n, bairro Nações Unidas).

Na quarta-feira (6/12), o ônibus chegará à praça de Honório Bicalho, distrito de Nova Lima (Rua Soares, 148), local próximo a duas instituições de ensino: a Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo e a Escola Municipal Dalva Cifuentes Gonçalves.

O circuito inaugural do novo Carro-Biblioteca termina na quinta-feira (7/12), em Belo Horizonte. A biblioteca móvel do Estado ficará no pátio da Igreja Imaculada Conceição, localizada na Avenida A, 300 (antiga Avenida Olavo Brasil Júnior), no bairro Nova Pampulha.

O Carro-Biblioteca voltará a todas as comunidades quinzenalmente. Na ocasião, o público poderá pegar livros emprestados, devolver títulos ou renovar o empréstimo. Também serão oferecidos serviços de promoção de atividades de incentivo à leitura, mediação de leitura, pesquisa escolar e estudo autônomo.

Como usar o Carro-Biblioteca

Para solicitar o empréstimo de livros, bastará fazer cadastro gratuito tendo em mãos carteira de identidade ou certidão de nascimento, além de comprovante de residência atualizado. Menores de 16 anos só poderão se cadastrar acompanhados do responsável ou com sua autorização por escrito, feita em formulário específico.

Os leitores poderão retirar até quatro livros de uma vez, permanecendo com eles por 14 dias, até a próxima visita do automóvel literário. O empréstimo poderá ser renovado uma única vez, por igual período, pessoalmente ou através do site da Biblioteca Pública Estadual (bibliotecapublica.mg.gov.br/).  

Sobre o Carro-Biblioteca

Criado nos anos 1960, o Carro-Biblioteca (CB) é o mais antigo programa de extensão bibliotecária da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Há mais de meio século, o projeto vem democratizando a leitura junto às comunidades socialmente vulneráveis em toda a região metropolitana de Belo Horizonte, além de levar cultura e informação para os bairros que não possuem bibliotecas ou equipamentos culturais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes