
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro e é uma data que destaca a importância da reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira. O dia busca combater o racismo, promover a igualdade racial e reconhecer as contribuições significativas da comunidade negra para a sociedade brasileira.
No entanto, apesar das iniciativas antirracistas que têm ganhado cada vez mais proporção atualmente, ainda existem diversas barreiras para as pessoas negras, em especial mulheres, afirma a médica e empresária, Dra. Patrícia Santiago.
“Ser uma mulher negra não é fácil com todo o preconceito e as barreiras que a sociedade impõe a você, principalmente quando você se propõe a empreender e ter sucesso profissional, não é uma tarefa fácil, não é um caminho simples, mas os resultados valem à pena”.
“A dificuldade começa na sua estrutura, ou melhor, na falta dela, na falta de dinheiro, de estímulo e de meios que facilitem a sua ascensão social. A forma mais eficaz de se destacar sendo uma mulher negra é demonstrando habilidades muito acima da média, por isso, estudar e se desenvolver não é uma opção, é uma necessidade”.
“Para superar o racismo e o preconceito você precisa abrir mão de muitas coisas, superar muitos desafios, mas cada degrau que você sobre te ajuda a se tornar uma pessoa melhor e uma mulher mais forte”, ressalta Dra. Patrícia Santiago, atualmente dona de duas clínicas médicas, a STO - Serviço de Tratamento da Obesidade e a Evie by STO.
Dra. Patrícia Santiago, natural do interior do Amazonas, enfrentou desafios desde cedo, sendo criada por sua mãe, uma professora que sustentava sozinha a família. Para contribuir com as despesas, Patrícia trabalhou em diversas áreas, desde alfabetização até vendas e até mesmo em uma funerária.
Com determinação, ingressou na faculdade de medicina, graduando-se em 2013. Dedicou-se, então, ao atendimento médico no interior do Amazonas, alcançou a posição de diretora de um hospital em Manaus.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

