
As ações socioambientais de Sete Lagoas foram destaque durante o Fórum Lixo Zero, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), nos dias 1 e 2 de dezembro, em Belo Horizonte. Na ocasião, o superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), Warley Raimundo de Paula, falou sobre o Programa Municipal de Hortas Comunitárias e a coleta seletiva com os pontos eco. O evento contou com palestras, visitas guiadas, mesas redondas e exibição de filmes focados na temática da gestão de resíduos, reciclagem e responsabilidade socioambiental.
"Nossas hortas comunitárias são, há décadas, referência internacional de êxito em agricultura familiar, como uma política de inserção social, geração de renda e emancipação dos horticultores atuantes no programa", lembra Warley. "Também dialogamos sobre a coleta seletiva no município, como se deu o processo de regularização e legitimidade dessa ação, onde passamos a remunerar os catadores de materiais recicláveis por tonelada recolhida", completa.
Representantes de várias cidades mineiras e de diferentes entidades socioambientais que lutam pela política ambiental no estado também participaram do fórum, reafirmando o protagonismo de Sete Lagoas nas questões que envolvem a agricultura familiar e a reciclagem de resíduos sólidos. O Fórum foi uma realização conjunta do Coletivo Lixo Zero MG, Lumes UFMG, Instituto Lixo Zero Brasil e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, com apoio de diversas outras entidades.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

