
Encerrando os projetos de 2023 das escolas de tempo integral, foi realizada na noite da última quinta-feira, 30 de novembro, na Casa da Cultura, a Cantata de Natal, apresentada pelas escolas E. M. Virgílio Pacheco; E. M. Hilário Pereira da Fonseca; E. M. Raymundo Gravito; E. M. Jovelino Lanza; e E. M. Dalva Ferreira Diniz.
O projeto Tempo Integral na rede municipal de ensino de Sete Lagoas é uma realidade desde 2006. Por meio de iniciativas municipais e projetos governamentais (Programa Mais Educação), direcionado por diferentes estratégias, o projeto é mantido pela Prefeitura de Sete Lagoas. Este ano, a culminância dos trabalhos desenvolvidos nas escolas fez parte de uma proposta diferente. As apresentações, além de abertas ao público, foram realizadas de acordo com o tema de cada oficina.
O objetivo do projeto é desenvolver as habilidades e competências na recomposição do aprendizado, que conta com uma lacuna em função da pandemia, considerando que as oficinas possibilitam o desenvolvimento das inteligencias multiplas, proporcionando aos alunos melhor desempenho cognitivo. "Essas apresentações são resultados de um trabalho das equipes técnicas e pedagógicas com aplicação no âmbito escolar pelos oficineiros. Entre as oficinas, são disponibilizadas atividades como capoeira, artesanato, canto e coral, esportes, teatro, dança, entre outros, além de cursos de letramento e informática.
De acordo com a Técnica Superior de Ensino, Selma Araújo, responsável pelos projetos das escolas de tempo integral, nesse ano a proposta foi um itinerário diferente para as apresentações dos trabalhos realizados nas oficinas. "Pensamos em dar maior visibilidade aos diferentes talentos dos nossos estudantes e profissionais. No total, tivemos cinco grandes momentos: um para o esporte, com uma gincana; outro para os talentos do artesanato com exposição dos materiais produzidos juntamente com as publicações das oficinas de letramento; outro para os grupos de dança; um de capoeira e; por fim, os grupos de canto e coral. Percebemos a alegria e entusiasmo dos estudantes tanto pela participação quanto pelas apresentações, que foram belíssimas e emocionantes”, afirma.
Atualmente Sete Lagoas possui 13 escolas de tempo integral: E.M. Dalva Ferreira Diniz; E.M Dr. Márcio Paulino; E.M Hilário Pereira da Fonseca; E.M. Jovelino Lanza; E.M. Marilza Fleury; E.M. Prof. Jacynto Godoy; E.M Prof. Vasco Damião; E.M. Regina Vitalino; E.M. Renato Teixeira; E.M. Professor Marcos Valentino; E.M. Prof. Raymundo Gravito; E.M. Adélia Figueiredo; E.M. Virgílio Pacheco.
Incentivo à Cultura Comissão redefine cronograma dos editais de cultura em Sete Lagoas
Teatro e música Carroça Teatral amplia fronteiras com o lançamento do álbum “Vozes de um Povo”
Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço Mín. 20° Máx. 30°
