Segunda, 29 de Abril de 2024
26°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Educação Ministério

Educação de Sete Lagoas representa Minas no Seminário Nacional Escola das Adolescências

Evento do Ministério da Educação reuniu gestores escolares de vários estados em Brasília

13/12/2023 às 13h58
Por: Redação Fonte: Mega Cidade com a Ascom da Prefeitura de Sete Lagoas
Compartilhe:
Educação de Sete Lagoas representa Minas no Seminário Nacional Escola das Adolescências

Apresentar os elementos organizadores da estratégia do Ministério da Educação (MEC) para avançar na melhoria da oferta dos anos finais do Ensino Fundamental. Esse foi o objetivo do Seminário Nacional Escola das Adolescências, realizado no dia 1º de dezembro no Auditório do Anexo II do MEC, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e também no Cine Brasília, onde houve o encerramento. O evento contou com as presenças de gestores escolares de todo o país, incluindo Sete Lagoas, indicada para compor o Grupo de Trabalho Interfederativo (GTI).

"Os anos finais do Ensino Fundamental têm desafios que reúnem complexidade de gestão, de organização das transições entre etapas e de singularidades do sujeito adolescente", explica Márcia Veiga, diretora do Departamento de Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura de Sete Lagoas. De acordo com dados da última avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), de 2021, o desempenho dos alunos regride entre o 6º e o 9º ano. Além disso, esse período também é marcado pelo número de evasões escolares.

O evento contou com apresentação de documentário dos pesquisadores Patrícia Mota e Daniel Domingues; mesas-redondas abordando temas como “Qual escola queremos para as adolescências?” e “Anos finais do ensino fundamental: transições e regime de colaboração”; o painel “Compromissos de uma política nacional para os anos finais do ensino fundamental”; e exposição de trabalhos de destaque de estudantes dos anos finais do Distrito Federal.

De acordo com Márcia Veiga, o Governo Federal está iniciando uma reforma educacional, onde todas as etapas educacionais sofrerão alterações e todos os envolvidos no processo estão sendo solicitados a fim de contribuir significativamente com as novas perspectivas da Educação Básica. "Entendemos que Sete Lagoas já está no caminho certo dessas mudanças, pois já é adepta a uma pedagogia de projetos, integrando os atores do processo no planejamento educacional. É gratificante participar desse momento e isso é apenas o início. Ainda teremos outras etapas, como seminários, encontros e diálogos para fomentar ações com o intuito de alcançar de fato a aprendizagem significativa nesse período escolar motivando, principalmente, as adolescências a trabalhar por um projeto de vida", afirma Márcia.

Para a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Teixeira, é um orgulho imensurável ter uma representante no seminário. "O ápice do Século XXI é aprender a conviver e esse movimento em prol das adolescências possibilitará fazer a gestão dos encontros intergeracionais que ocorrem no âmbito escolar, que na maioria das vezes gera conflitos por falta dessa premissa de saber conviver num contexto permeado por complexidades e diversidades", reflete.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 10h07 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 17°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 16°C
Sáb 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes