Se você curte churrasco ou é fã de carnes, aqui vai mais um motivo para se deliciar: a picanha brasileira foi eleita o melhor prato do mundo em 2023, segundo o TasteAtlas. A plataforma que avalia comidas levou em conta mais de 270 mil pratos até chegar ao ranking dos melhores e o corte foi avaliado com 4,75 pontos.
O pão malaio Roti Canai e o refogado tailandês Phat Kaphrao completam o pódio. No ano passado, a picanha ficou em 2º lugar na lista, com com 4.86 pontos.
O TasteAtlas também divulgou a lista com as melhores cozinhas do mundo, e a brasileira ocupa o 12º lugar. A Itália e o Japão registaram a mesma classificação média, mas a Itália voltou a ocupar o primeiro lugar neste ano devido a uma classificação mais elevada do seu prato mais bem avaliado – a pizza.
Além desses rankings, foram publicadas listas das melhores cidades gastronômicas, melhores regiões gastronômicas, pratos e produtos alimentícios por categoria, bem como listas dos restaurantes e livros de receitas mais lendários.
Uma categoria que, particularmente, mexe com o coração dos mineiros é a dos queijos. Segundo o TasteAtlas, o queijo canastra foi o sexto melhor do mundo em 2023. A iguaria mineira alcançou a pontuação de 4,47 no ranking de queijos semiduros.
No ano passado, o canastra ficou em 1º lugar na lista. De acordo com publicação nas redes sociais, o ranking é resultado da opinião da audiência que acompanha o site. Fundado por um jornalista croata, o site em questão listou os 50 melhores produtos da categoria.
Mín. ° Máx. °