
Pelo menos 52 mil mineiros já estão com o novo modelo da carteira de identidade em mãos. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (3) pela Polícia Civil (PC), que informou detalhes sobre o documento, obrigatório só em 2033. A nova identificação nacional promete "dificultar" crimes como o de falsidade ideológica, segundo a PC.
A expectativa é que mais 140 mil identidades sejam entregues neste mês, e até o fim do ano cerca de 2 milhões. Válido em todo o território nacional, o documento terá versão física e digital. Ambas terão um QR Code.
A entrega do documento aos mineiros começou em 27 de dezembro. “Ele é produzido em um papel próprio e conta com diversos itens de segurança, que dificultam a copia ilegal dos documentos”, acrescenta a delegada Danielle Aguiar Carvalho.
A carteira será vinculada ao CPF do portador do documento. “Anteriormente, as pessoas podiam fazer um documento de identidade em cada estado, pois era apenas gerado um número do documento, e não ligado ao CPF. O que facilitava crimes”.
A identidade terá validade, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Para crianças de até 10 anos, o documento terá a validade de cinco anos. Para o público de 11 a 59, o prazo será de dez anos. A partir dos 60 não haverá vencimento.
A primeira via pode ser retirada de forma gratuita. As renovações também não terão custos. Caso seja necessário uma segunda via, a pessoa terá que pagar R$ 105, desde que não seja por extração ou roubo.
O prazo para a entrega do novo documento é de até 15 dias. Os interessados terão que realizar o agendameto por meio do site do Governo e depois comparecerem a qualquer posto de identificação como as Unidades de Atendimento Integrados (UAIs) ou delegacia de identificação da Polícia Civil. Basta levar a certidão de nascimento. Caso a pessoa seja casada, é necessário levar a certidão de casamento.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

