
Com os efeitos do aquecimento global e de fenômenos naturais como o El Niño, o mundo vem passando com cada vez mais frequência por momentos de escassez de água. Mas não apenas a natureza pode ser responsabilizada por isso. Em grande parte, nos grandes centros urbanos, uma atitude criminosa também sobrecarrega os sistemas de captação, tratamento e distribuição desse bem essencial para a vida: as ligações clandestinas.
Em Sete Lagoas, de acordo com dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), somente em 2023 foram registradas mais de 190 irregularidades, incluindo serviço suspenso e ainda sendo usado pelo imóvel, corte por gato, ligação clandestina, violação do hidrômetro, além dos casos reincidentes, que são os que já cortaram por irregularidades anteriores e o proprietário continua utilizando o serviço. "Nesses casos, a a multa é ainda maior", comenta o diretor-presidente da autarquia, Robson Machado.
As multas aplicadas no período somam mais de R$ 647 mil, incluindo todas as irregularidades encontradas (cada multa tem o valor de R$ 3.142,63), além das reincidências (que dobram o valor da multa aplicada). A denúncia para ligações clandestinas de água deve ser feita por meio do telefone (31) 2106-0126 ou 2106-0140, no setor de Bypass/Hidrômetro, informando o endereço onde há o gato. "Uma equipe do SAAE vai ao local e procede a vistoria. Lembrando que a denúncia é feita de forma anônima, não precisa se identificar. Apenas informar o endereço da irregularidade", lembra Robson Machado.
O By Pass, mais conhecido como "gato", além das outras irregularidades, prejudicam consideravelmente o abastecimento de água de forma geral, uma vez que esta água não registrada na maioria das vezes é desperdiçada pelo consumidor, interferindo no abastecimento das ligações que se encontram regulares e em dia com a autarquia, prejudicando toda a população de uma forma geral. "O SAAE tem investido muito com captação, filtração e distribuição de água até o consumidor. Em caso de qualquer irregularidade, favor nos informar imediatamente. O sigilo é garantido", pede Robson.
Trânsito TCE-MG suspende redução de taxas cobradas nos exames para obtenção ou renovação da CNH
Cidadania Prefeitura de Prudente de Morais informa data e local para entrega de Carteiras de Identidade
Assistência Social Programa Criança Feliz fortalece o desenvolvimento infantil e os vínculos familiares em Caetanópolis
Concurso público Prefeitura de Cordisburgo abre processo seletivo para Auxiliar de Obras e Serviços
Sustentabilidade Santana de Pirapama recebe Seminário Itinerante de Turismo Sustentável
Educação Em Jequitibá, Prefeitura busca valorização dos profissionais da educação e fortalece a qualidade do ensino
Transparência Prefeitura de Sete Lagoas Institui Comissão Especial Sindicante para Fiscalização de Contrato de Saúde Mín. 18° Máx. 26°


