
Com os efeitos do aquecimento global e de fenômenos naturais como o El Niño, o mundo vem passando com cada vez mais frequência por momentos de escassez de água. Mas não apenas a natureza pode ser responsabilizada por isso. Em grande parte, nos grandes centros urbanos, uma atitude criminosa também sobrecarrega os sistemas de captação, tratamento e distribuição desse bem essencial para a vida: as ligações clandestinas.
Em Sete Lagoas, de acordo com dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), somente em 2023 foram registradas mais de 190 irregularidades, incluindo serviço suspenso e ainda sendo usado pelo imóvel, corte por gato, ligação clandestina, violação do hidrômetro, além dos casos reincidentes, que são os que já cortaram por irregularidades anteriores e o proprietário continua utilizando o serviço. "Nesses casos, a a multa é ainda maior", comenta o diretor-presidente da autarquia, Robson Machado.
As multas aplicadas no período somam mais de R$ 647 mil, incluindo todas as irregularidades encontradas (cada multa tem o valor de R$ 3.142,63), além das reincidências (que dobram o valor da multa aplicada). A denúncia para ligações clandestinas de água deve ser feita por meio do telefone (31) 2106-0126 ou 2106-0140, no setor de Bypass/Hidrômetro, informando o endereço onde há o gato. "Uma equipe do SAAE vai ao local e procede a vistoria. Lembrando que a denúncia é feita de forma anônima, não precisa se identificar. Apenas informar o endereço da irregularidade", lembra Robson Machado.
O By Pass, mais conhecido como "gato", além das outras irregularidades, prejudicam consideravelmente o abastecimento de água de forma geral, uma vez que esta água não registrada na maioria das vezes é desperdiçada pelo consumidor, interferindo no abastecimento das ligações que se encontram regulares e em dia com a autarquia, prejudicando toda a população de uma forma geral. "O SAAE tem investido muito com captação, filtração e distribuição de água até o consumidor. Em caso de qualquer irregularidade, favor nos informar imediatamente. O sigilo é garantido", pede Robson.
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 16° Máx. 30°

