
A Prefeitura de Sete Lagoas deu posse na manhã desta terça-feira, 9 de janeiro, aos novos secretários nomeados após a reforma administrativa ocorrida no final do ano passado. O evento contou com as presenças de secretários, vereadores e de representantes do Conselho Municipal da Mulher. "Era muito necessário que fizéssemos um novo organograma na Prefeitura para modernizar a máquina. Contratamos a UFMG, que tem um conhecimento muito grande nessa área, para deixarmos a gestão mais eficiente. A reforma, que foi aprovada no final do ano passado pelo Legislativo, vai nos permitir ter maior celeridade e mais eficiência", justificou o prefeito Duílio de Castro.
Muito além de desmembrar secretarias e reorganizar departamentos, a reforma é exemplo para todo o Brasil ao criar a Secretaria Municipal da Mulher. "É uma Secretaria importante para cuidar da vida da mulher, em um trabalho para reduzir a violência doméstica para que a mulher possa ter um amparo, um apoio. Já havíamos criado o Conselho Municipal da Mulher no ano passado, que dialoga e discute as diretrizes, para que a nova Secretaria possa atuar em favor da vida da mulher", completou o prefeito.
Para a nova secretária da pasta, Karine Araújo, trata-se de um grande desafio, tendo em vista que a cada seis horas no Brasil uma mulher é morta por feminicídio. "Essa Secretaria vem para promover políticas públicas pró-mulheres, lutando pela maior inserção delas no mercado de trabalho, ocupando lugares de decisão. Nosso prefeito prometeu isso em seu plano de governo e agora cumpre essa promessa. Estamos desde o início na luta pela criação dessa Secretaria e, por isso, nós, de grupos e coletivos que militam pelos direitos das mulheres, estamos eternamente gratas por essa importante realização", disse. Como secretária adjunta, foi nomeada a ex-diretora da Escola Técnica, Elis Cristina de Souza e, na coordenação de Assuntos Institucionais, Vanessa Lopes Alves Ferreira (ex-Ouvidoria).
Além da Secretaria da Mulher, a reforma administrativa também alterou algumas pastas, criando a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo. "Estamos com um projeto de modificar toda a estrutura semafórica e de sinalização viária da cidade. Com o status de Secretaria, teremos mais liberdade, autonomia e força para a melhoria do nosso trânsito", comentou Wagner Oliveira, que antes ocupava o cargo de secretário adjunto na Seltrans.
Acumulando a partir de agora também a Cultura e o Turismo, além do Esporte, Marcelo Cooperseltta acredita em uma maior sinergia na realização de eventos que possam envolver as três áreas. "Agora temos uma equipe bem representativa na cultura e também no turismo. Vamos fazer com que a Serra de Santa Helena seja mais utilizada, com respeito e responsabilidade, com campeonatos, torneios, eventos, envolvendo o turismo, a cultura e o esporte, trabalhando em sintonia em uma só pasta. Tenho certeza que isso fará toda a diferença", acredita. Com a reforma, a Cultura foi reforçada com alguns dos mais importantes artistas e produtores culturais da cidade, como George Machado, Geraldo Magela, Ailton de Castro, Vanessa Coutinho, Claudia Micheline, Alan Keller e Nana Andrade.
Na ocasião, também assumiu o cargo a nova ouvidora geral do Município, Denise Hebach de Souza. "Quando as pessoas fazem alguma reclamação no site ou presencialmente na Ouvidoria, nós analisamos, encaminhamos ao órgão competente e damos a melhor providência necessária. A expectativa é atender a população, ouvindo suas queixas e buscando soluções da melhor forma para atender suas necessidades", explicou.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


