
Após as mortes ocorridas na Lagoa Paulino no final do ano passado, a Prefeitura de Sete Lagoas instalou placas em toda orla relembrando a proibição de nadar e pescar contida no Decreto Municipal nº 4066/2010. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), as placas também foram instaladas nas lagoas Catharina, Cercadinho, Boa Vista e Piranhas.
Entretanto, moradores da região da Lagoa do Cercadinho denunciaram que as placas foram arrancadas do local e que várias pessoas estão utilizando a lagoa para nadar. Uma moradora que não quis se identificar disse que uma dessas pessoas estava lavando roupas na lagoa e proferindo “palavrões” para quem passava pelo local. E que tentaram fazer contato telefônico com a Semadetur e que o telefone não atendia.
O secretário da Semadetur, Edmundo Diniz, disse que as placas foram furtadas e que estão buscando apoio da Polícia Ambiental para conter essas práticas: “É um fazendo e dois desfazendo. Vândalo, é difícil mexer, mas vamos continuar lutando pra ver se o pessoal tem educação, vamos fazer um mutirão lá pra ver se pega a turma e vamos reinstalar as placas”.
O Decreto Municipal que proíbe o nado e a pesca nas lagoas de Sete Lagoas é de 2010 e segundo o secretário em breve será protocolado na Câmara Municipal um Projeto de Lei que atualiza tal legislação tornando as punições mais severas: “Vamos criar uma nova legislação mais dura, porque os decretos aqui são muito antigos. Então vamos fazer a redação aqui na Semadetur, encaminhar para a Procuradoria analisar e fixar multa, representação criminal… Porque aí pegando dois ou três a notícia corre e a turma começa a ter receio”.
Telefone
Em relação ao telefone da Semadetur, o secretário explicou que estão sem telefone no momento porque os cabos foram roubados: “Deve ter uns 40 dias que estamos sem telefone fixo porque os cabos foram roubados e a Oi não faz substituição. Então a prefeitura, migrou para um telefone via banda larga de internet. Estamos esperando a migração da Oi. Quando a Oi fizer a portabilidade, volta o telefone fixo”.
Veja fotos das placas instaladas na Lagoa Paulino:





Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

