Domingo, 28 de Abril de 2024
25°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Política Política

Governo de Minas vai apoiar a criação de 1.000 cargos sem concurso no TJ, MP e Justiça Militar

Órgãos defendem criação de cargos para ‘atender demanda'; projetos serão analisados pelos deputados estaduais na ALMG

19/01/2024 às 07h07
Por: Redação Fonte: Mega Cidade
Compartilhe:
Governo de Minas vai apoiar a criação de 1.000 cargos sem concurso no TJ, MP e Justiça Militar

O Governo de Minas vai apoiar a criação de 1.000 cargos sem concurso público no Tribunal de Justiça (TJMG), Ministério Público (MPMG) e Tribunal de Justiça Militar (TJM). A garantia foi dada pelo secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN).

Ele afirmou que, se as propostas já foram encaminhadas para a Assembleia, é porque já há uma negociação com o Governo do Estado. O secretário sustentou que os órgãos tem autonomia e responsabilidade para gerir os próprios recursos.

“Cada um dos Poderes tem autornomia e responsabilidade de gerir seus orçamentos dentro daquilo que está previsto para este ano de 2024. Eles tem toda a liberdade de trabalharem. Se encaminharam as propostas, obviamente tem uma negociação feita com o Governo do Estado e tem nosso apoio para a aprovação”, afirmou à reportagem.

Os Tribunais e o MP querem criar os cargos de livre nomeação para funções com salários que começam em R$ 5 mil e outros que superam os R$ 26 mil. Para isso, encaminharam em dezembro passado, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projetos de lei e projetos de lei complementar - que serão votados pelos deputados estaduais.

Os órgãos alegam que precisam de mais servidores para atender o excesso de demandas e, de modo geral, tratam as contratações por “readequação de quadros”. O TJMG, por exemplo, diz que o recrutamento amplo (ou seja, sem a convocação de um novo concurso público) é “mais eficiente e possibilita trazer pessoas de fora, quando necessário”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 28°

Seg 28°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Sex 30°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes