
O Governo de Minas vai apoiar a criação de 1.000 cargos sem concurso público no Tribunal de Justiça (TJMG), Ministério Público (MPMG) e Tribunal de Justiça Militar (TJM). A garantia foi dada pelo secretário de Governo, Gustavo Valadares (PMN).
Ele afirmou que, se as propostas já foram encaminhadas para a Assembleia, é porque já há uma negociação com o Governo do Estado. O secretário sustentou que os órgãos tem autonomia e responsabilidade para gerir os próprios recursos.
“Cada um dos Poderes tem autornomia e responsabilidade de gerir seus orçamentos dentro daquilo que está previsto para este ano de 2024. Eles tem toda a liberdade de trabalharem. Se encaminharam as propostas, obviamente tem uma negociação feita com o Governo do Estado e tem nosso apoio para a aprovação”, afirmou à reportagem.
Os Tribunais e o MP querem criar os cargos de livre nomeação para funções com salários que começam em R$ 5 mil e outros que superam os R$ 26 mil. Para isso, encaminharam em dezembro passado, à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projetos de lei e projetos de lei complementar - que serão votados pelos deputados estaduais.
Os órgãos alegam que precisam de mais servidores para atender o excesso de demandas e, de modo geral, tratam as contratações por “readequação de quadros”. O TJMG, por exemplo, diz que o recrutamento amplo (ou seja, sem a convocação de um novo concurso público) é “mais eficiente e possibilita trazer pessoas de fora, quando necessário”.
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários
Eleições 2026 O que disse o senador Flávio Bolsonaro ao senador mineiro Cleitinho?
´Cordisburgo Vereador Lucão é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Cordisburgo para 2026
Nomeação Prefeitura de Sete Lagoas nomeia Anderson Moura como secretário de Desenvolvimento Econômico
Doação Em Pedro Leopoldo, prefeitura doa terreno para empresário que fez doação para a campanha do atual prefeito
Aprovação Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe
Contas públicas Índice de transparência da Câmara Municipal de Sete Lagoas cai cerca de 40% e volta a nível intermediário Mín. 18° Máx. 25°


