
Servidores públicos, independentemente de terem feito concurso ou não, que queiram disputar as eleições municipais deste ano, vão ter de se afastar dos cargos que ocupam. Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a saída do funcionalismo, ainda que de forma temporária, deve acontecer pelo menos três meses antes do primeiro turno do pleito, agendado para 6 de outubro deste ano.
A regra vale para servidores que desejam se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou a vereador. A saída do funcionalismo público está relacionada ao chamado prazo de desincompatibilização, que estabelece períodos para que agentes públicos deixem suas funções a fim de tentar assentos no Legislativo ou no Executivo.
O prazo para secretários de Estado que desejem disputar a eleição é diferente: os que desejam tentar chegar às prefeituras precisam se afastar do governo quatro meses antes da eleição. Já os que querem ser vereadores devem sair um semestre antes da ida da população às urnas.
BELO HORIZONTE PT confirma Patrus Ananias como candidato ao Governo de Minas e Marília Campos ao Senado
CORDISBURGO Câmara de Cordisburgo aprova LDO 2027 e 56 medalhas a estudantes em reunião extraordinária
BELO HORIZONTE Quaest divulga primeira pesquisa presidencial em 10 estados para as eleições de 2026
SETE LAGOAS Lula sanciona lei que cria o “Pix Pensão” para pagamento automático de pensão alimentícia
ELEIÇÕES 2026 Eleitor sem biometria poderá votar nas Eleições 2026; entenda as regras
BELO HORIZONTE Nova pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro e liderando todos os cenários de segundo turno Mín. 12° Máx. 26°

