Segunda, 15 de Abril de 2024
25°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Eleições 2024

Servidores públicos que desejam disputar eleição em 2024 devem se afastar dos cargos; saiba prazos

Período de desincompatibilização, determinado pelo TSE, deve ser contado tendo como referência a data do primeiro turno, agendado para 6 de outubro

22/01/2024 às 12h01
Por: Redação Fonte: Rádio Itatiaia
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Servidores públicos, independentemente de terem feito concurso ou não, que queiram disputar as eleições municipais deste ano, vão ter de se afastar dos cargos que ocupam. Segundo resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a saída do funcionalismo, ainda que de forma temporária, deve acontecer pelo menos três meses antes do primeiro turno do pleito, agendado para 6 de outubro deste ano.

A regra vale para servidores que desejam se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou a vereador. A saída do funcionalismo público está relacionada ao chamado prazo de desincompatibilização, que estabelece períodos para que agentes públicos deixem suas funções a fim de tentar assentos no Legislativo ou no Executivo.

O prazo para secretários de Estado que desejem disputar a eleição é diferente: os que desejam tentar chegar às prefeituras precisam se afastar do governo quatro meses antes da eleição. Já os que querem ser vereadores devem sair um semestre antes da ida da população às urnas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 12h08 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 25°

Ter 26°C 15°C
Qua 28°C 17°C
Qui 26°C 18°C
Sex 23°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes