
Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Sete Lagoas-MG, o engenheiro agrônomo Samuel Petraccone Caixeta é o novo diretor Administrativo e Financeiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). A posse ocorreu na primeira plenária do ano, no dia 18 de janeiro de 2024, ocasião em que foi eleito para o cargo.
Morador de Sete Lagoas há quase 10 anos, Samuel pretende levar a sua vivência como docente e pesquisador para a gestão da diretoria. Ele é coordenador dos Laboratórios de Física do Solo e Conservação do Solo e da Água da UFSJ, além de membro do Conselho Diretor da Universidade. "Assumir a Diretoria Administrativa e Financeira é uma grande responsabilidade e desafio, pois requer profundo conhecimento dos processos internos e da legislação para que a gestão seja efetiva na execução de suas competências, baseada na legalidade, sem deixar de lado a valorização das entidades de classe, instituições de ensino, Crea Júnior e profissionais", afirmou. Petraccone destaca que pretende fazer uma gestão próxima, humanizada e dedicada, visando um Conselho ainda mais moderno, dinâmico e transparente.
Compete a sua diretoria planejar, executar e gerir os processos administrativos do Conselho. Será também de sua responsabilidade o controle dos recursos, cumprir os normativos e regulamentos, visando a racionalização, transparência, adequação dos serviços e a manutenção da sustentabilidade financeira.
Trajetória - Samuel nasceu em Belo Horizonte e graduou-se em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Fez mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola, também pela UFV. Atualmente está no Programa de Pós-Doutorado em Produção Vegetal da UFMG, na área de Fertilidade do Solo.
Conselheiro titular da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-MG (2019-2024), Samuel já foi membro da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas - COTC (2021 e 2022). Também foi membro suplente da Comissão Permanente de Ética Profissional – CEP (2020 e 2022), da Comissão Especial do Mérito – CEM (2021), da Comissão Permanente de Renovação do Terço – CPRT (2022), e da Comissão Eleitoral Regional - CER (2023).
Diretoria - Composta por conselheiros regionais, a Diretoria do Crea-MG é um órgão executivo da estrutura básica. Ela auxilia a Presidência no desempenho de suas funções e decide sobre questões administrativas. Na ocasião, o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Venícius Gervásio, deu posse à nova diretoria, que foi eleita pelo plenário. “Eu estou muito honrado com a nossa nova diretoria. É uma equipe que reflete a diversidade de todas as regiões de Minas Gerais. Nossa expectativa é aproximar ainda mais o Conselho dos profissionais. Juntos vamos fortalecer a atuação do Crea-MG em prol do desenvolvimento profissional e da excelência dessas áreas que representamos”, ressaltou.
Além da diretoria Administrativa e Financeira, foram eleitos para as diretorias de Planejamento, Gestão e Tecnologia, o engenheiro mecânico Antonio Humberto Pereira de Almeida; Técnica e de Fiscalização, o engenheiro civil Gabriel Nogueira; de Atendimento e Acervo, engenheiro eletricista Israel Bernardes; de Relações Institucionais, o engenheiro civil Rodrigo Fernandes da Costa; e de Recursos Humanos, a engenheira agrônoma Claudia Beatriz Versiani
Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

