
O período de Carnaval anima foliões em todo o Brasil, mas também é preciso redobrar a atenção, principalmente quanto à segurança em rios, represas e cachoeiras. Neste ano, Minas Gerais contabiliza cinco mortos durante a folia e o Corpo de Bombeiros do estado alerta que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e mortes por afogamento.
De acordo com levantamento do Corpo de Bombeiros, as cinco mortes por afogamento durante o Carnaval deste ano em Minas Gerais são de homens. Dois deles ainda não foram identificados e os outros três têm 55, 59 e 60 anos.
Buscas ainda são realizadas na cidade de Belo Oriente, região do Vale do Rio Doce, para encontrar a vítima de 59 anos. Já nesta segunda-feira (12), os bombeiros darão início às buscas por outro homem que se afogou em Fronteira, no Triângulo Mineiro, e ainda não foi identificado.
Veja abaixo a parcial dos afogamentos em Minas Gerais neste Carnaval:
10/02 – Belo Oriente – Vítima masculina, 59 anos, Buscas em andamento;
10/02 – Monjolos – vítima masculina, 55 anos. Buscas finalizadas;
10/02 – Betim – vítima masculina, 60 anos. Buscas finalizadas;
11/02 – Leopoldina – vítima masculina – idade não identificada. Buscas finalizadas.
11/02 – Fronteira – vítima do sexo M – idade não Identificada – Buscas se iniciarão nesta segunda.
O Corpo de Bombeiros explica que o desconhecimento de banhistas a respeito dos lugares para nadar representa grande risco, principalmente para aqueles que costumam saltar de locais elevados e confiam, além da conta, na habilidade de nadar.
Veja abaixo dicas de prevenção para evitar afogamentos:
Dicas
Escolha do local para nadar
Procure um local conhecido por você ou por outra pessoa, desde que ela o acompanhe.Não ultrapasse faixas e placas de avisos.Não entre em locais onde há avisos de perigo de morte ou em águas poluídas.Procure sempre local onde existe a presença de Guarda-Vidas, ou o Corpo de Bombeiros.
Mudança de comportamentos
Evite nadar sozinho;Não tome bebida alcóolica antes de entrar na água;Não se afaste da margem;Não salte de locais elevados para dentro da água;Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado;Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo;Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele;Evite brincadeiras de mau gosto (“caldos”, “trotes”, “saltos”);Acate as orientações dos Bombeiros ou dos Salva-vidas;Não abuse se aventurando perigosamente;Não deixe as crianças sozinhas;Evite navegar com carga em excesso;Só deixe entrar na embarcação pessoas usando coletes salva-vidas;Somente conduza embarcações se for habilitado para tal.

Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

