
As inscrições para o 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal se encerram nesta sexta-feira (dia 23 de fevereiro) e contemplará quatro eixos em 2024: Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde.
A premiação oferecida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) visa mostrar que é possível empreender no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.
A premiação acontecerá durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 4 e 5 de junho de 2024. Conheça o edital aqui.
O “Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal”, já em sua décima segunda versão, tem a finalidade de incentivar os integrantes das prefeituras dos municípios mineiros a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.
“O prêmio da AMM está mostrando, a cada ano, de forma crescente, a qualidade técnica e a eficácia das gestões municipais mineiras. Os projetos premiados, geralmente, são vencedores de premiações nacionais e, em alguns casos, internacionais. Isso demonstra a eficiência do trabalho das administrações mineiras e a seriedade da equipe técnica da AMM ao selecionar as iniciativas realmente inovadoras e que têm como foco o desenvolvimento dos municípios e a qualidade de vida da população de Minas Gerais”, enfatiza o presidente da AMM.
EIXOS
O “12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal” será dividido em quatro eixos – Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. Confira:
Assistência Social
O prêmio para o eixo de Assistência Social visa premiar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e conhecer as boas práticas, com vista a replicar as mais-valias para o desempenho do sistema e oferecer amplas possibilidades para a promoção do desenvolvimento social nos municípios mineiros.
Esporte
O prêmio para o eixo de Esporte visa premiar os municípios que elaboraram campeonatos com mais categorias distintas, usaram praças e locais de lazer públicos para a prática esportiva, priorizaram o esporte para a terceira idade, e conheceram as boas práticas, com vista a divulgá-las para o desempenho do esporte.
Cultura
O prêmio para o eixo de Cultura visa premiar os municípios que elaboraram apresentações culturais das formas mais diversificadas possíveis, usaram praças e locais de lazer públicos para a prática da cultura, priorizaram a cultura no âmbito audiovisual, fizeram uso de recursos públicos das leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc; como visa, também, conhecer as boas práticas, com vista a divulgá-las para o desempenho da cultura.
Saúde
O prêmio para o eixo de Saúde visa contemplar os municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, assistência, gestão, implementação e proposição de políticas públicas na saúde reconhecendo as boas práticas, com o objetivo de replicar as mais-valias para o fortalecimento e melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).
Cronograma do processo de avaliação
*Inscrição e candidatura: de 2 de janeiro de 2024 a 23 de fevereiro de 2024
*Avaliação dos projetos: avaliação, pela banca examinadora, de 26 de fevereiro de 2024 a 29 de março de 2024
*Visita às prefeituras selecionadas: contato com os municípios selecionados, de 2 de abril de 2024 a 5 de abril de 2024
*Visita técnica in loco: de 8 de abril de 2024 a 10 de maio de 2024
Saiba mais no edital (aqui) e nas áreas técnicas da AMM pelo WhatsApp (31) 2125-2400 (opção 16).

Perigo Cobra é capturada no Itapuã II
Acidente Comoção: motorista de 46 anos é sepultado em Maravilhas após acidente na BR-040
Acidente de trânsito Atualização: acidente na MG-424 fere duas pessoas
Socorro Em resposta rápida, SAMU atende idoso que teve parada cardíaca em loja do centro de Sete Lagoas
Processo seletivo Secretaria de Saúde de Sete Lagoas anula processo seletivo para assistentes sociais e psicólogos
Assistência social Cartilha mostra a força da solidariedade em Sete Lagoas: são 112 organizações atuantes Mín. 15° Máx. 28°

